segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

INFORMATIVO ELETRÔNICO N.º 153-2011 – Cachoeira do Sul, 26 de Dezembro de 2011. Trabalhos: Sessão Legislativa


"Em política, os remédios brandos agravam freqüentes vezes os males e os tornam incuráveis." (Marquês de Maricá)

Pedido de Informações:


- A Executivo – 1º. A Lei Municipal nº 3.815/2008 está em vigor? 2º. Como está sendo e de que forma a fiscalizada o cumprimento da mesma? 3º. Quem fiscaliza?
- A Executivo – 1º. A Lei Municipal nº 3.669/2006 está em vigor? 2º. Como está sendo e de que forma a fiscalizada o cumprimento da mesma? 3º. Quem fiscaliza?
- A Executivo – 1º. A Lei Municipal nº 2.768/1994 está em vigor? 2º. Como está sendo e de que forma a fiscalizada o cumprimento da mesma? 3º. Quem fiscaliza?
- A Executivo – 1º. A Lei Municipal nº 3.523/2004 está em vigor? 2º. Como está sendo e de que forma a fiscalizada o cumprimento da mesma? 3º. Quem fiscaliza?
- A Executivo – 1º. A Lei Municipal nº 3.102/1998 está em vigor? 2º. Como está sendo e de que forma a fiscalizada o cumprimento da mesma? 3º. Quem fiscaliza?
- A Executivo – Informações sobre o Asfaltamento da Rua Loir Marques Ribeiro no Bairro Promorar. 1º. Se toda a extensão da referida Rua será asfaltada? 2º. Quantos metros serão pavimentados e qual o respectivo trecho?
- A Executivo – Solicitando informações sobre a conclusão da Sindicância e cópia da mesma, segundo informado pelo Executivo em respostas ao Pedido de Informações nº 388/2010, através do Memorando n.º 009/2011 da Secretaria de Administração.
- A Executivo – Solicitando informações se há alguma linha de transporte escolar sendo realizada pela Empresa Nossa Senhora para a Escola Geni Figueiredo?
- A Executivo – Solicitando informações sobre a conclusão da Sindicância e cópia da mesma, sobre o caso das Famílias deixadas no FUNCAP em 27 de outubro de 2011.
- A Executivo – Solicitando informações sobre a conclusão da Sindicância e cópia da mesma, sobre o caso da venda de REATORES velhos na Secretaria de Obras.
- A Executivo – Solicitando informações sobre os concursados para o Cargo do PIM no último concurso público municipal. 1º. Serão chamados somente os aprovados que possuem Magistério ou não?
Indicações:

- A Executivo – Indicando ao Executivo Municipal, para que providencie alteração do local da Parada de ônibus existente em frente à residência nº 621 na Av. Brasil, a qual os vândalos e ladrões, com freqüência usam da parada para subir na sacada de uma residência para assaltar.
- A Executivo – Indica ao Executivo Municipal, para que estude a viabilidade de disponibilizar enfermeiras nas Creches Municipais.
Pronunciamento Pequeno e Grande Expediente:

- Trabalhos

MORADORES DA RUA MANOEL PINTO DA MOTTA QUEREM REDUTOR DE VELOCIDADE E SINALIZAÇÃO DO LIMITE

INFORMATIVO ELETRÔNICO N.º 154/2011 – Cachoeira do Sul, 26 de Dezembro de 2011.
Notícias



"Seja cauteloso no trânsito, pois além de sua vida, existem mais vidas em jogo."  (Anônimo)





Nesta segunda-feira (19), o vereador Leandro Balardin (PSDB) apresentou, pela segunda vez, indicação ao Executivo para que o setor de trânsito avalie a possibilidade de instalar um redutor de velocidade na Rua Manoel Pinto da Motta, próximo aos números 1371/1381, no Bairro Quinta da Boa Vista. A via, por ser asfaltada, e em declive, é um convite para os motoristas mais afoitos, que costumam descer em alta velocidade, assustando as famílias que residem no local.
O pedido foi feito com base na reivindicação de um grupo de moradores que entrou em contato com o parlamentar, na semana passada, para alertar sobre o problema. De acordo com Sílvio Pippi, que reside nas imediações, há um grande número de carros e caminhões que descem a ladeira em alta velocidade, sem contar uma turma de jovens que se utilizam da via para fazer rachas de motocicleta. “Aqui a grande maioria não respeita, como é uma descida asfaltada, os veículos, inclusive caminhões carregados, descem em alta velocidade, e os motoqueiros fazem peguinhas de moto a toda hora. Uma pessoa já foi atropelada, e, antes que ocorra um acidente fatal, a Prefeitura tem que tomar alguma providência”, alertou o morador.
SINALIZAÇÃO – Balardin também apresentou pedido para que a Prefeitura proceda à instalação de placas de sinalização indicando os limites de velocidade, a fim de coibir os abusos que vem sendo praticados pelos motoristas.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

CÂMARA APROVA HOMENAGEM AO COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO


INFORMATIVO ELETRÔNICO N.º 152/2011 – Cachoeira do Sul, 21 de Dezembro de 2011.
Notícias



"A boa educação é moeda de ouro, em toda parte tem valor."  (Padre Antônio Vieira)


A Câmara de Vereadores aprova homenagem aos 90 anos de existência do Colégio Imaculada Conceição que vem investindo em educação integral em nossa Cidade e formando milhares de alunos.
O educandário será distinguido pelo Parlamento com Cartão Representativo alusivo a passagem dos seus 90 anos de existência em Cachoeira do Sul. A iniciativa foi do Vereador Leandro Balardin (PSDB), apresentada e votada na última sessão, em 19 de dezembro.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

BALARDIN APROVA TÍTULO HONORÍFICO DE CIDADÃO HONORÁRIO AO BISPO DOM IRINEU SÍLVIO WILGES

NFORMATIVO ELETRÔNICO N.º 151/2011 – Cachoeira do Sul, 20 de Dezembro de 2011.
Notícias



“Todos os dias Deus nos dá um momento em que é possível mudar tudo que nos deixa infelizes. O instante mágico é o momento em que um 'sim' ou um 'não' pode mudar toda a nossa existência”. (Nas margens do Rio Piedra eu sentei e chorei) (Paulo Coelho)

A Câmara de Vereadores, reunida na última segunda-feira (19) em reunião secreta, aprovou por unanimidade dos pares o Projeto de Decreto Legislativo proposto pelo Vereador Leandro Balardin que outorga o Título Honorífico de Cidadão Honorário ao Bispo Diocesano Dom Irineu Sílvio Wilges que é natural de Santa Cruz do Sul.

 

JUSTIFICAÇÃO



                        Dom Irineu foi nomeado bispo pelo Papa em 14 de junho de 2000, ordenado em 12 de agosto, e tomou posse em 9 de setembro do mesmo ano. Ele assumiu a Diocese de Cachoeira do Sul formada por 13 paróquias e 170 mil católicos. Filho de Antônio e Petronilla Wilges, dom Irineu Sílvio Wilges nasceu em 3 de outubro de 1936 em Pinheiral, Santa Cruz do Sul (RS).
                Nosso Bispo diocesano Dom Irineu prestou grandes serviços a Sociedade Cachoeirense e pode-se dizer que teve uma das maiores atuações como Bispo em Cachoeira das últimas décadas. Foram mais de 11 anos de bispado na cidade e uma das ações mais crescentes comandas por nosso Bispo, tem sido a Romaria diocesana, a Romaria Mãe do Redentor. Com a aposentadoria de Dom Irineu, nossa proposta é prestar esta justa homenagem por sua dedicação e carinho que sempre dedicou ao Povo de Cachoeira, parecendo ser um Cachoeirense.
                                   
Cachoeira do Sul, Plenário Edgar Muller, 31 de Outubro de 2011.


Vereador Leandro Balardin (PSDB).




Nosso Bispo Diocesano
nasceu aos 03 de outubro de 1936 em Pinheiral, Santa Cruz (RS). Filho de Antônio e
Petronilla Wilges. Ordenação Sacerdotal: 17.07.62. Ordenação Episcopal: 12.08.2000
DOM IRINEU SÍLVIO WILGES fez os estudos de primeiro grau em sua terra natal, em Linha Pinheiral de 1943-48 e de segundo grau no Seminário Seráfico de Taquari (RS) de 1949-56.
Iniciou seu noviciado na Ordem dos Frades Menores no dia 1º de fevereiro de 1956 e emitiu os votos da primeira profissão a 02 de fevereiro de 1957. Ordenou-se Sacerdote a 15.07.62 em Divinópolis, MG.

Estudos
de Filosofia em Daltro Filho, RS (1957 a 1958); Teologia em Divinópolis, MG (1959 a 1962); Profissão solene (1960); Quinto ano de pastoral na Igreja de São Francisco das Chagas, Bairro Carlos Prates, em Belo Horizonte, MG (1963); Estudo de Teologia em Divinópolis de 1959-62; Estudos de Teologia Dogmática em Roma, no Pontifício Ateneu Antoniano (1966 a 1970); Ano Sabático em Jerusalém (1992)
Atividades Pastorais exercidas:-1. Assistente da JAC em Lajeado, RS (1964); -2. Pároco de Vila Progresso, Lajeado, RS (1965); -3. Pároco de Vila Ernestina, Passo Fundo, RS (1966) - 4. Mestre dos Teólogos, (1971 a 1973) - 5. Professor de Teologia Fundamental e Cultura Religiosa na PUC de Porto Alegre, RS (1971 a 1983) - 6. Definidor Provincial, (1972 a 1975)- 7. Orientador Espiritual do Colégio La Salle, Canoas, RS (1973 a 1983) - 8 . Vice - Provincial (1978 a 1983) - 9 . Provincial (1983) - 10. Definidor Geral da Ordem (1985 a 1991) - 11. Ano Sabático em Jerusalém (1992) - 12. Vigário Paroquial na Paróquia São Francisco, -13. Paróquia São Cristóvão, Lajeado, RS (1993 a 1994) - 14. Vigário Paroquial da Paróquia São Francisco, Porto Alegre e Capelão das Irmãs Clarissas, (1994 a 1996) - 15. Pároco da Paróquia São Francisco de Porto Alegre (1996 a 2000).- 16. 2000 a .... Bispo Diocesano de Cachoeira do Sul
Ordenado Bispo em P. Alegre no dia 12 de Agosto de 2000.
Assumiu o Rebanho da Diocese de Cachoeira do Sul em 09 de Setembro de 2000
Dom Irineu Sílvio Wilges
3723 8933 - Celular - 8183 6169
bispo@diocesenet.com.br
MSN: bispowilges@hotmail.com
CEP: 96508-031
Cachoeira do Sul- RS
 
JORNAL DO POVO - 30/09/2011 - 21h50 por ONEIDE TEIXEIRA

 

Dom Irineu completa 75 anos nesta segunda e prepara a despedida da Diocese

Confira a entrevista exclusiva em que ele fala sobre a diversidade religiosa da cidade, as conquistas diocesanas e o que fará após renunciar o cargo
Após 11 anos de trabalho, o bispo dom Irineu Wilges está despedindo-se de sua missão na Diocese de Cachoeira do Sul. Na próxima segunda-feira, ele completará 75 anos e por atingir essa idade, deverá encaminhar ao Papa Bento XVI o pedido de renúncia. Dom Irineu não sabe até quando permanecerá no cargo nem em Cachoeira do Sul. Sabe apenas que celebrará no próximo dia 9 de outubro a sua última Romaria Diocesana.
"Será um momento muito especial para mim e para todos que acompanharem a procissão que também vai homenagear os 20 anos da Diocese. Sempre fui acolhido com muita alegria e esperança pelo povo daqui. Nossa Senhora está abençoando a Romaria de maneira especial este ano", declarou emocionado dom Irineu.
QUEM É
Dom Irineu foi nomeado bispo pelo Papa em 14 de junho de 2000, ordenado em 12 de agosto, e tomou posse em 9 de setembro do mesmo ano. Ele assumiu a Diocese de Cachoeira do Sul formada por 13 paróquias e 170 mil católicos. Filho de Antônio e Petronilla Wilges, dom Irineu Sílvio Wilges nasceu em 3 de outubro de 1936 em Pinheiral, Santa Cruz do Sul (RS).
Entrevista com dom Irineu Wilges
Como o senhor define a diversidade religiosa de Cachoeira do Sul?
"A diocese de Cachoeira do Sul possui uma rica diversidade étnica. A própria cidade de Cachoeira, a cidade das 5 esquinas, simboliza as cinco etnias principais: índios, lusos, africanos, alemães, italianos e sírios. Povo de formação católica muita boa, mas com expressões de fé diferentes segundo as etnias. Uns com espírito comunitário mais forte outros menos. Uns mais festivos outros menos. Uns são mais de missa outros menos. Mas todos gostam da presença do bispo em atos oficiais. É um povo da bênção"
Na sua opinião, a religiosidade se fortaleceu nestes últimos anos?
"Observo que nos últimos 11 anos, aconteceu um bom crescimento em geral. Não que o número dos católicos tenha aumentado, ficou mais ou menos o mesmo, mas a qualidade aumentou. A formação aumentou através de muitos cursos bíblicos, catequéticos, doutrina social como também o IERP, cursos promovidos pela Pastoral da Educação. Nunca houve tantos movimentos: Cursilho, Emáus, ECC, EC, Bom Pastor, Carismáticos (RCC). Nunca houve tantos grupos de jovens: PJR, MJC, Mojuca, Jusa, RCC, CLJ. Cito também a Legião de Maria o Apostolado da Oração e as diversas pastorais sociais"
Quais foram as principais conquistas da Diocese neste período?
"A economia da Diocese foi reestruturada. O Seminário Menor foi reformado. A unidade diocesana cresceu. Conseguiu-se a casa do Seminário Maior em Camobi para os seminaristas maiores. Pagou-se em dólares a dívida ainda pendente da casa de retiros (O Centro de formação de lideranças). O Parque da Romaria tem hoje portão, asfalto, pavilhão, almoxarifado, cruz, guarita, altar monumento coberto e capelinha. Igrejas reformadas diversas. Novas capelas também foram constituídas"
Como é a sua participação na comunidade?
"Visitei neste período todas as comunidades da diocese. Realizei quase todas as crismas. Fiz-me presente sempre que pude nas reuniões diocesanas. Procurei o máximo estar junto de meus padres e do meu povo. Procurei transmitir a todos a paz e a alegria que fazem parte de meu lema de bispo. O meu agradecimento a todos aos que trabalharam nos 11 anos anteriores. Mas acima de tudo a Deus, que me deu a vida, e me escolheu para ser seu bispo e me abençoou. 'Se Deus não construir a casa (a diocese) em vão trabalham os operários que a constroem' (Sl. 126)"
O que o senhor pretende fazer após renunciar o cargo?
"Nesta 17ª Romaria celebraremos também os 20 anos de Diocese, quando já terei completado os 75 anos. Todo bispo é solicitado a colocar a sua renúncia ao Papa, que proverá um substituto. Por isso, tenho a certeza que essa será a minha última Romaria. No momento em que o novo bispo tomar posse o meu sonho é voltar à minha família franciscana da onde eu saí para servir o povo da diocese de Cachoeira como o fizeram Dom Ângelo e o meu confrade Cardeal Dom Aloíso Lorscheider"

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

BALARDIN COBRA NOMEAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE PARA LOCALIDADES DO INTERIOR

INFORMATIVO ELETRÔNICO N.º 150/2011 – Cachoeira do Sul, 19 de Dezembro de 2011.
Notícias



“O Povo é dono do poder, mas os políticos têm a posse das armas.” (Aucenir Gouveia)


No espaço do grande expediente da última sessão (12), o vereador Leandro Balardin (PSDB) usou a tribuna para comentar sobre a demora para a nomeação dos agentes comunitários da área de saúde que prestaram o último concurso público, e que para diversas regiões do interior estão até agora esperando por nomeação.  "Estes agentes comunitários de saúde são extremamente importantes para combater diversos problemas que atingem a saúde pública, desde o controle de infecções até orientação e acompanhamento de gestantes, bem como a própria questão do planejamento familiar", argumenta o parlamentar tucano, comentando que se existe a demanda por estes profissionais, não é compreensível que o município fique procrastinando a nomeação dos aprovados.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

INFORMATIVO ELETRÔNICO N.º 148-2011 - TRABALHOS LEGISLATIVOS

INFORMATIVO ELETRÔNICO N.º 148-2011 – Cachoeira do Sul, 12 de Dezembro de 2011.
Trabalhos: Sessão Legislativa


"Na política, a verdade deve esperar o momento em que todos precisem dela." (Bjornstjerne Bjornson)

Pedido de Informações:
- A Executivo – Qual valor o que o Município irá destinar para a Organização e Divulgação da próxima Fenarroz?
- A Executivo – Informações sobre: 1º. Quantos Agentes Comunitários da Saúde foram chamados do último concurso? 2º. Quem foram os chamados? 3º. Quando serão chamados mais Agentes? 4º. Quando a região da Palmeira/Cordilheira/Cerro dos Peixotos terá seu Agente nomeado para a função?
- A Executivo – Quais as medidas, ações e programas existentes que o Poder Executivo vem executando para o controle de Natalidade e Planejamento Familiar?
- A Executivo – Informações sobre quais os cargos do quadro geral e de que áreas percebem Insalubridade?
- A Executivo – Informações sobre quais os cargos do quadro geral e de que áreas percebem Risco de Vida?
Indicações:
- A Executivo – indicando pela 5ª VEZ (4ª neste Governo) ao Sr. Prefeito, o estudo e apresentação a este Legislativo, o importante Projeto de Lei, que segue em anexo, que “CRIA O BAIRRO ALDEIA EM CACHOEIRA DO SUL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS", conforme justificativa constante na minuta com Planta e Abaixo Assinado enviado anteriormente.
Moções:
- De Cumprimentos – A repórter do Jornal do Povo, Elisandra Martins pela bela matéria jornalística Natalidade sem controle “Mulheres de Cachoeira cheias de filho” sobre um grave problema, que é realidade na cidade e serve de alerta para as Autoridades, Governantes e Sociedade em geral, que é o descontrole de Natalidade e Planejamento Familiar, publicada no Jornal do Povo em 10 e 12 de dezembro de 2011.
- De Pesar – Aos Pais Hilton e Janete Cabrioli, demais familiares e colegas de trabalho da jovem Juliana Mello Cabrioli, falecida em trágico acidente automobilístico no dia 8 de dezembro de 2011 na BR 153.
- De Apoio – Envia MOÇÃO DE APOIO, dirigida ao Governador do Estado para que acolha o pleito dos POLICIAIS CIVIS, que buscam o realinhamento dos vencimentos de seus agentes de polícia e delegados da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul.
Pedidos de Providências:
- A Executivo – Para que proceda melhorias no campo de futebol de areia existente no Bairro Cristo.
Pronunciamento Pequeno e Grande Expediente:

- Trabalhos

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

BALARDIN PEDE COLOCAÇÃO DE LIXEIRAS NAS RUAS TRANSVERSAIS DO CENTRO DA CIDADE

Nesta semana, o vereador Leandro Balardin (PSDB) apresentou pedido de providências ao Executivo solicitando a colocação de mais lixeiras no centro da cidade. O pedido elaborado pelo parlamentar destaca a necessidade da instalação de lixeiras também nas ruas transversais do centro, e não apenas nas ruas principais. "A Prefeitura tem que fazer a sua parte, oferecendo lixeiras para incentivar o uso pelos cidadãos. Muitas pessoas se queixam que a cidade está com poucas lixeiras, pois com o passar dos anos, muitas delas acabaram de deteriorando, ou foram depredadas, então acabei observando, que nas ruas transversais do centro, praticamente não existe nenhuma lixeira pública", referiu o vereador tucano.
Balardin solicitou a instalação de lixeiras, preferencialmente, nas seguintes ruas: Presidente Vargas, Major Ouriques, Milan Krás, Sílvio Scopel, Andrade Neves e General Portinho, na altura entre as Ruas Moron, Sete de Setembro e Saldanha Marinho.

BALARDIN COBRA REFORMAS NO ESTÁDIO JOAQUIM DE ALMEIDA VIDAL


O vereador Leandro Balardin (PSDB), está cobrando do Executivo Municipal reformas urgentes no Estádio Joaquim de Almeida Vidal. Segundo o parlamentar, sequer manutenção o Estádio está tendo e quanto mais o tempo passa mais deterioração está sofrendo o estádio e inviabilizando a prática de esportes e campeonatos no local. Prova disso é a recente queda de parte do muro que já era previsível. Isso é lamentável, se queixa o vereador que aprovou emenda no orçamento do município para ser destinada a reformas no Estádio.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Relatório e Parecer do Vereador Leandro Balardin sobre o PL 101/2011 - Aumento de IPTU

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
CÂMARA DE VEREADORES DE CACHOEIRA DO SUL
PRINCESA DO JACUÍ - CAPITAL NACIONAL DO ARROZ
PALÁCIO LEGISLATIVO JOÃO NEVES DA FONTOURA
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COMISSÃO ESPECIAL
PROJETO DE LEI Nº 101/2011





Autor: Executivo Municipal

Ementa: “Altera o Redação da Lei Municipal 2769 de 28 de Dezembro de 1994 – Código Tributário Municipal”. 

Relator: Vereador Leandro Balardin (PSDB)

I - RELATÓRIO:

                   É submetido à análise desta Comissão Especial, o Projeto de Lei de nº 101/2011, que tem como finalidade a alteração do Código Tributário Municipal visando atualizar a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano – o IPTU, por meio de uma nova Planta de Valores Genéricos.

                   Antes de aprofundar especificamente este relatório, cabe algumas considerações importantes:

                  - A primeira delas é a de ressaltar que a mesma matéria fora encaminhada pelo Poder Executivo ao Poder Legislativo para apreciação e deliberação no ano passado, em 2010, no final do mês de novembro, no dia 23, quase no encerramento daquele ano com o intento do Governo em aprovar o projeto com menos de 30 dias para o término do ano. Ou seja, no apagar das luzes sem que a comunidade pudesse fazer parte dos debates, tomar ciência da matéria que sem dúvida alguma modificaria consideravelmente, para mais, a maioria dos Impostos Prediais e Territoriais Urbano dos Munícipes, já a partir do ano de 2011.

                   Por outro lado, naquele exíguo prazo, seria impossível que o parlamento conseguisse realizar um trabalho transparente, sério e responsável analisando a matéria com cautela, buscando conhecimento, pareceres e acompanhamento técnico, tal como o tema necessitava. Diante daquela situação, na eminência de ver a matéria reprovada, o Executivo não teve alternativa, senão a de recuar e retirar a proposta do Legislativo, sob pena de possível reprovação.
 
                  - A segunda consideração, diz respeito à volta deste projeto ao parlamento, novamente com prazos exíguos para análise, pois o Executivo, ao invés de reapresentar a matéria no início do ano de 2011, deixou, parece que propositalmente, para reapresentar o projeto no dia 10 de outubro de 2011, ou seja, novamente no final do ano, desta vez, requerendo a votação do mesmo em Regime de Urgência o que é seu direito, prazo este que é de 45 dias. O que, por mais que tenha amparo em  um dispositivo legal, é um atentado monstruoso contra os Legisladores e a sociedade, buscar alterar uma Lei Complementar – o Código Tributário Municipal, com um alcance social tão grande, em tão exíguo tempo de estudo e análise.
 
                   Sendo assim, a matéria teria que ser votada até o dia 24 de novembro, prazo este extrapolado e que tornou obrigatório a inclusão deste Projeto de Lei de nº 101/2011 na Ordem do Dia de 5 de dezembro de 2011, em razão de solicitação do Sr. Prefeito, mesmo antes da conclusão dos trabalhos da Comissão Especial que foi criada obrigatoriamente para analisar e emitir parecer sobre o Projeto.
 
                  - A terceira consideração, é que mais uma vez se comprovou o desinteresse e a falta de diálogo do Executivo em deixar o Poder Legislativo realizar um trabalho minucioso, detalhado e respeitoso ao tema e a sua comunidade. A matéria trazida para análise sob a pecha de provocar JUSTIÇA FISCAL causa preocupação, quando o Plenário da Câmara deliberou e aprovou em 04 de novembro de 2011, o pedido de informações desde parlamentar e posteriormente ratificado e cobrado pela Comissão Especial de diversos dados que são basilares para comparar se realmente há elementos que comprovam a tal justiça fiscal proposta.
 
                   - A quarta consideração se faz necessária e obrigatória de ser descrita neste relatório, é que o referido Pedido de Informações citado acima de nº 352, que deveria ser respondido no prazo legal de 15 dias, conforme dispõe a Lei Orgânica do Município, jamais foi respondido, o que mais uma vez comprova o desinteresse do Governo Municipal em oportunizar a Câmara tomar ciência dos números reais e verdadeiros que estão por de trás da matéria, bem como fica evidente que o Executivo comete claramente infração político-administrativa a qual responde o Gestor Público, passível de Cassação.

                   - A quinta consideração faz-se consignar neste relatório, que o plenário do Poder Legislativo aprovou em 4 de novembro através de requerimento, a realização de uma audiência pública para debater o projeto, audiência esta, considerada de suma importância e que traria publicidade na tramitação do Projeto, bem como informações e subsídios para os edis e para a comunidade. A mesma, não foi promovida devido a urgência requerida pelo Executivo para votação do Projeto de Lei. Fato este lastimável e totalmente contrário aos princípios da transparência pública e da democracia.

                   Quanto ao Mérito:

                   Adentrando no foco do relatório da matéria, sigo e passo a expor o seguinte:

                   Para analisar o Projeto, foi constituída pela Resolução da Presidência nº 043/2011, de 10 de novembro de 2011 e instalada na mesma data em primeira reunião, a Comissão Especial composta pelos Vereadores: Luciano Figueiró (PMDB), eleito presidente, Vereador Leandro Balardin (PSDB), eleito relator e como componente a Vereadora Mariana Carlos (PT), designados com respeito ao princípio da proporcionalidade partidária conforme manifestações das Bancadas juntadas aos autos do projeto.

                   A proposição em foco pretende altera os artigos 11º, 12º, 13º, 14º, 15º, 16º, 17º, 21º, 29º, o Anexo VIII da Tabela para Cobrança de Taxa de Coleta de Lixo e revoga incisos VI e VII do artigo 3º, os incisos I ao V do artigo 12º, os incisos I ao V do artigo 13º, o parágrafo único e incisos I e II do artigo 14, a letra “C”, do §1º do artigo 29, bem como, os artigos 105 a 114, tudo da respectiva Lei Municipal 2769 de 28 de dezembro de 1994 – Código Tributário Municipal.
 
                   Inclui ainda no Código Tributário Municipal os anexos IX, X, XI, e XII, passando o presente projeto a entrar em vigor na data de sua publicação e revogando a Lei Municipal 2770, de 28 dezembro de 1994.
                   Durante o prazo regimental de tramitação do Projeto, não foram apresentadas emendas à proposição.

                   Este vereador, investido na qualidade de relator da presente matéria requereu parecer técnico do IGAM – Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos, com a finalidade de fundamentar a análise do PL 101/2011, orientação esta emitida em 21 de novembro do corrente ano e que chegou nesta Casa em 30 de novembro de 2011, sendo acolhido em quase sua totalidade, o qual faz parte integrante deste parecer.
                   Por oportuno, também através de requerimento nº 479/2011 de 4 de novembro de 2011, apreciado em plenário na referida data, requereu-se manifestação técnica do NEA – Núcleo de Engenharia e Arquitetura que apresentou suas considerações e solicitação de maiores esclarecimentos junto a Casa no dia 22 de novembro de 2011, para poder manifestar-se com maior embasamento e clareza.
                   O próprio NEA – Núcleo de Engenharia e Arquitetura, ainda sugeriu que diante da complexidade da matéria, o parlamento contratasse um profissional habilitado e capacitado para proceder, com a necessária eficiência, a análise e a elaboração de Parecer Técnico.
 
                   As informações solicitadas pelo NEA foram acolhidas por este relator, consideradas pertinentes e imprescindíveis para análise profunda do PL 101/2011, que são as seguintes, transcritas na íntegra:

1.    Quem são os Responsáveis Técnicos pelos levantamentos de campo e qual a equipe realizou o trabalho?
2.    Qual a margem de erro admitida no projeto e qual o percentual de reclamações procedentes?
3.    Quem foi o Responsável Técnico pela classificação dos imóveis nas diversas faixas estabelecidas?
4.    Qual o critério utilizado para o estabelecimento do fator de comercialização do anexo IX?
5.    Quais as ARTs – Anotações de Responsabilidade Técnica resgistradas no CREA-RS sobre os vários trabalhos realizados?

                   Tais questionamentos não puderam sequer ser formulados ao Executivo Municipal, diante da necessidade de cumprir o prazo para entrega deste relatório possibilitando a votação do projeto incluído na ordem do dia de 5 de dezembro de 2011.
 
                   Em segunda reunião de trabalho da Comissão Especial, realizada no dia 17 de novembro foi deliberada a ordem dos trabalhos com oitivas de conhecedores no assunto, bem como, requerido junto à mesa diretora, a contratação de um especialista no assunto para o assessoramente técnico da matéria. No entanto, com o prazo inconciliável a tempo para tal contratação, não se pode concretizar tal necessidade.
 
                   Em terceira reunião de trabalho da Comissão Especial, realizada no dia 23 de novembro, foi ouvido o Engenheiro Cláudio Scherer que teceu suas preocupações e considerações contrárias ao Projeto de Lei. O engenheiro também salientou que não cabe ao CREA a emissão de parecer, por ser um órgão profissional de classe. Sugeriu ainda que a Comissão busca-se uma amostragem por bairros, verificando o valor venal do IPTU com o apoio de engenheiros da área e das imobiliárias.
 
                   Em quarta reunião de trabalho da Comissão Especial, realizada no dia 29 de novembro, foi ouvido o Engenheiro Luís Fernando, o Chulipa que atuou mediante contrato junto a Administração Municipal prestando serviços no acompanhamento do Georeferrenciamento. De imediato o Engenheiro manifestou-se de acordo com o projeto, declarando que as lojas estão pagando o mesmo valor de IPTU que os apartamentos, sem entrar em detalhes, dizendo que é uma injustiça sem tamanho, pois as lojas pagam muito mais de aluguel do que os apartamentos. Disse que o imóvel onde fica o ponto comercial tem o maior valor que o apartamento. Também destacou que a planta de valores deve ser feita mais seguidamente, pois a última foi feita em 1994, sendo que neste período ouve muitas alterações no cadastro. Enfatizou que o cálculo da nova Planta de Valores foi feita por face de quadra, analisando quadra por quadra do município e que o número de unidades de Cachoeira do Sul, tendo que se pegar o total da população cachoeirense e dividir por três, pois temos uma média de três pessoas por residência. Os vereadores da Comissão Especial formularam questionamentos, alguns respondidos e outros com respostas não satisfatórias.

                   Registre-se por fim, que o Projeto incluiu modificações meritórias, no entanto, fica comprometido quando não fornece subsídios, dados relevantes para análise e principalmente comparativos para que os edis possam saber com exatidão a correção e legalidade das adequações propostas pelo novo texto de lei.

                                               É o Relatório.

II - PARECER:
 
                   Compete a esta Comissão Especial, nos termos do que dispõe o art. 78º do Regimento Interno da Câmara Municipal de Vereadores, opinar sobre a constitucionalidade, juridicidade, regimentalidade e do mérito da matéria que está submetida à apreciação.
 
                   Em relação ao aspecto regimental, o texto do Projeto não revela restrições ou qualquer tipo de impedimento. No que tange a exterioridade formal, inexiste vício no que diz respeito à iniciativa, uma vez que a proposta parte do Poder Executivo. Com base na Constituição Federal nos arts. 145, I e 156, I, o Município possui respaldo e competência para legislar acerca dos tributos, em especial o Imposto Predial e Territorial Urbano.
 
                   Quanto à questão Constitucional, o projeto apresenta um monstrengo, um escárnio quanto ao princípio da anterioridade de exercício financeiro, uma vez que a Constituição Federal de 1988 veda terminantemente a majoração de tributos, visando proteger o contribuinte de qualquer tipo de medida legal que lhe impute ônus tributário de um dia para o outro. O projeto de lei em epigrafe é um desses casos, pois claramente o art. 14 afronta a regra, pois firma que a lei entra em vigor na data da sua publicação, desobedecendo ao princípio da anterioridade, que não permite a qualquer tipo de incidência no mesmo exercício financeiro.
 
                   O art. 150, III, “a”, “b” e “c” da CF., assegura:

Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
I - ...
II - ...
III - cobrar tributos:
a) em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os houver instituído ou aumentado;
b) no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou;
c) antes de decorridos noventa dias da data em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou, observado o disposto na alínea b; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 42, de 19.12.2003)

                   Os arts. 6º, 7º, e 8º, do respectivo projeto em análise afrontam a Carta Magna, pois implicam na aplicação de nova tabela genérica de valorização de imóveis, tratando de aumentar a base de cálculo do IPTU.
 
                   Quanto ao mérito, embora seja uma condição costumeiramente dirimida em plenário de forma soberana, esta Comissão possui também prerrogativa de analisar e aprofundar o tema, manifestando concordância ou não em relação ao Projeto de Lei.
                   É evidente que a Planta de Valores Genéricos carece de atualizações em períodos não superiores de 5 em 5 anos. Mas o fato de ter sido cometido o erro de passarmos por vários e vários Governos sem esta revisão não autoriza o poder público a promover um atentado à sociedade e de uma hora para outra provocar a aprovação de uma matéria desta complexidade com uma majoração visivelmente abusiva na maioria dos Logradouros da Municipalidade.
 
                   Ademais, a proposta não apresenta nenhum levantamento sobre o impacto financeiro-orçamentário conforme dispõe a Lei de Responsabilidade Fiscal – Lei Complementar nº 101, de 2000 em seu art. 14º, parágrafos e incisos que transcrevo na íntegra:

Art. 14. A concessão ou ampliação de incentivo ou benefício de natureza tributária da qual decorra renúncia de receita deverá estar acompanhada de estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva iniciar sua vigência e nos dois seguintes, atender ao disposto na lei de diretrizes orçamentárias e a pelo menos uma das seguintes condições:
I - demonstração pelo proponente de que a renúncia foi considerada na estimativa de receita da lei orçamentária, na forma do art. 12, e de que não afetará as metas de resultados fiscais previstas no anexo próprio da lei de diretrizes orçamentárias;
II - estar acompanhada de medidas de compensação, no período mencionado no caput, por meio do aumento de receita, proveniente da elevação de alíquotas, ampliação da base de cálculo, majoração ou criação de tributo ou contribuição.
§ 1o A renúncia compreende anistia, remissão, subsídio, crédito presumido, concessão de isenção em caráter não geral, alteração de alíquota ou modificação de base de cálculo que implique redução discriminada de tributos ou contribuições, e outros benefícios que correspondam a tratamento diferenciado.
§ 2o Se o ato de concessão ou ampliação do incentivo ou benefício de que trata o caput deste artigo decorrer da condição contida no inciso II, o benefício só entrará em vigor quando implementadas as medidas referidas no mencionado inciso.
§ 3o O disposto neste artigo não se aplica:
I - às alterações das alíquotas dos impostos previstos nos incisos I, II, IV e V do art. 153 da Constituição, na forma do seu § 1o;
II - ao cancelamento de débito cujo montante seja inferior ao dos respectivos custos de cobrança.

                   Fere ainda a proposta o art. 5º, inciso II da Lei de Responsabilidade Fiscal, que trata:
Art. 5o O projeto de lei orçamentária anual, elaborado de forma compatível com o plano plurianual, com a lei de diretrizes orçamentárias e com as normas desta Lei Complementar:
I – ...
 II - será acompanhado do documento a que se refere o § 6o do art. 165 da Constituição, bem como das medidas de compensação a renúncias de receita e ao aumento de despesas obrigatórias de caráter continuado;
                   A Lei Orçamentária Anual em tramitação, não faz qualquer tipo de referência com as medidas de compensação as renúncias de receitas previstas nos arts. 5º e 10 constantes no Projeto de Lei.
                   De outra banda, em razão da complexidade da matéria conforme já relatado, a exigência de votação em regime de urgência em prazo praticamente impossível de se realizar uma análise coerente e minuciosa, corrigir equívocos, apresentar o projeto a sociedade e esclarecer quanto aos seus efeitos e o mais importante, aprimorar o projeto foram prejudicadas, o que nos leva também a não aprovar o projeto, sob pena, de cometermos atos de insegurança jurídica, colocando no mundo jurídico uma Legislação danosa ao desenvolvimento econômico da cidade e inviabilizando setores.

                   Por derradeiro, recomenda-se ao digníssimo Chefe do Poder Executivo, se houver interesse em retornar este tema para o crivo Legislativo, que o mesmo de a Câmara o necessário tempo para análise do Projeto, uma vez que modificar o Código Tributário Municipal, não é dar nome em ruas e praças. É muito mais que isso, é mexer no bolso do cidadão e na vida das pessoas, devendo os vereadores conhecer todas as peculiaridades do projeto para poder votar com segurança em algo que realmente atenda as necessidades da Administração Pública, isto somente após ouvir os setores técnicos envolvidos no objeto do projeto e esclarecer a comunidade quanto as razões que o justificam e os efeitos da nova norma tributária na vida dos cidadãos-contribuintes.
  
                                               É o Parecer.


III - VOTO:

 
                   Em face do exposto, considerando todos os aspectos acima mencionados no Relatório exaro Parecer, CONTRÁRIO à aprovação do Projeto de Lei nº 101/2011, o qual jamais poderia ser discutido na Casa e com a sociedade, aprimorado e votado em exíguos 45 dias.
                           
                                           É o Voto.
                                     
Sala das Comissões Henrique Müller, 05 de Dezembro de 2011.

 


Vereador Leandro Balardin (PSDB),

Relator.