terça-feira, 19 de junho de 2012

Balardin continua apontando falhas graves no sistema de saúde pública do município


INFORMATIVO ELETRÔNICO N.º 116/2012 – Cachoeira do Sul, 19 de Junho de 2012.
NOTÍCIAS



Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.” (Confúcio)


Passado o feriadão de Corpus Christi, o vereador Leandro Balardin (PSDB) criticou o fato do Posto de Saúde, PSF 4, que fica junto ao hospital da Liga, ter feito feriadão na última sexta-feira, dia 8. O parlamentar afirma ter recebido várias queixas de pessoas que se deslocaram até lá e não conseguiram atendimento. Segundo ele, este episódio não condiz com o modelo de saúde prometido em campanha pelo atual governo, evidenciando a precariedade do sistema de saúde pública do município.
Balardin argumentou que em três anos e seis meses, não foi criado nenhum novo ambulatório, não há oferta de atendimentos com especialistas, existem dificuldades para agendamento de consultas, há falta de materiais nos postos de saúde, entre inúmeros outros problemas que persistem sem solução. O vereador também comentou sobre o descaso com a população do interior, onde os postos de atendimento estão sucateados, com falta de médicos, e que a única desculpa do governo é a falta de recursos.
Outro problema grave, apontado por Balardin, é a falta de transporte para os pacientes que residem no interior e precisam fazer tratamentos constantes, como a hemodiálise. Ele mencionou ter procurado a secretária Eunice Brendler, na semana passada, para tentar resolver o problema, no entanto, foi informado pela mesma de que o município não era responsável pelo transporte destes pacientes, já que não havia convênio para cobrir este tipo de despesa.
FATALIDADE - Para ele, a Secretaria Municipal de Saúde tem o dever constitucional de transportar os pacientes do interior para serem atendidos pelo SUS, pois a competência da saúde é plena. Balardin lamentou a fatalidade ocorrida com a moradora do interior, Rafaela Camargo, que reivindicava o transporte para tratamento de hemodiálise, e veio há falecer alguns dias após o impasse, sem ter obtido o direito ao transporte.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Vereadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário