segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

INFORMATIVO ELETRÔNICO N.º 35/2012 – Cachoeira do Sul, 27 de Fevereiro de 2012.

Trabalhos Legislativos


"Não existe o esquecimento total: as pegadas impressas na alma são indestrutíveis." (Thomas De Quincey )

Pedido de Informações:


- Ao Executivo – Solicitando informações e cópia na íntegra de todo o processo administrativo que resultou no Reajuste de Tarifas do Transporte Municipal Urbano de Cachoeira do Sul ocorrido no final do ano passado e que ocorrerá no mês de março de 2012.
- Ao Executivo – Solicitando informações sobre quais providências o Governo Municipal vai tomar em relação às reincidentes ocorrências de falta de médicos no Plantão 24hs., do SUS, conforme novo incidente registrado no último dia 20.02.2012, após o Carnaval, quando o Plantão ficou por mais de 2hs sem médico plantonista?
- Ao Executivo – Solicitando informações por qual motivo o Governo Municipal e a Secretaria da Educação não providenciaram as melhorias reivindicadas pela Escola Municipal Francisco Souza Machado, situada na localidade do Barro Vermelho que está com problemas graves de rachaduras nas paredes da Cozinha, falta sala de aulas e ainda existe a necessidade de se construir um refeitório digno para os estudantes.
- Ao Executivo – Solicitando informações e relatório completo do Transporte Escolar para o ano-escolar 2012. 1º. Quantas linhas e quantos alunos estão sendo atendidos em cada linha de transporte Escolar? 2º. Qual a Escola atendida, o itinerário e quilometragem de cada linha? 3º. Quais os Transportadores de cada linha e a forma de contratação de cada empresa? 4º. Há alguma Escola ou aluno ainda sem Transporte Escolar confirmado?
- Ao Executivo – solicitando informações que seguem: 1º. Por qual motivo os 5 Servidores (2 Professores, 2 Monitores e 1 Funcionário), que atuavam na Creche Sonho Encantado, não foram aproveitados e sequer tiveram a preferência de escolha de serem realocados na Supercreche, uma vez que foram removidos da Creche Sonho Encantado?
2º. Ouve perseguição política ou retaliação? 3º. O Governo não acha justo que os antigos profissional da Creche Sonho Encantado, que foi fechada por causa das transferências dos mesmos em razão da futura Supercreche, sejam removidos para a nova Creche?
- Ao Executivo – Solicitando informações pela 4ª vez, tendo em vista que a mesma não foi respondida, sobre a conclusão da Sindicância e cópia da mesma, segundo informado pelo Executivo em respostas ao Pedido de Informações nº 388/2010, através do Memorando n.º 009/2011 da Secretaria de Administração, que trata de denúncias efetivadas na UCSCI, pelo Servidor (operário) Alan Carlos de Oliveira Miller.
- Ao Executivo – Solicitando informações sobre os reajustes dos Servidores Públicos Municipais. Qual será o percentual a ser concedido aos Servidores de reajuste? Quando será encaminhado o Projeto para a Câmara de Vereadores?
- Ao Executivo – Solicitando informações porque o Plantão do 24hs. do SUS, ainda não foi Climatizado pela Empresa que detém contrato de prestação do serviço?
- Ao Executivo – Solicitando informações sobre quando serão colocadas Placas de Sinalização de Limites de Velocidade na Rua Manoel Pinto da Motta próximo aos números 1371/1381, no Bairro Quinta da Boa Vista.
- Ao Executivo – Solicitando informações sobre quando será instalado um redutor de Velocidade na Rua Manoel Pinto da Motta próximo aos números 1371/1381, no Bairro Quinta da Boa Vista.
- Ao Executivo – Solicitando informações sobre quais os requisitos e formação profissional para os profissionais trabalharem na nova Creche, a Supercreche?
- Ao Executivo – Solicitando informações sobre quando será aberta oficialmente a Supercreche?
- Ao Executivo – Solicitando informações sobre quantos servidores públicos municipais concursados para o Cargo de Agentes de Trânsito estão em READAPTAÇÃO DE FUNÇÃO? Por quais motivos? Estes servidores que estão em readaptação dos cargos de Agentes de Trânsito, o cargo no quadro são considerados como caso de VACÂNCIA?
- Ao Executivo – Solicitando informações sobre qual o número ideal de Agentes de Trânsito que o Município deveria ter conforme frota de veículos?
- Ao Executivo – Solicitando informações se existem profissionais concursados aprovados e classificados no último Concurso Público para o Cargo de Técnico em Contabilidade para serem nomeados? Quando serão nomeados?
- A Corsan – Solicitando informações por qual motivo a localidade de Rincão da Guajuvira em Cachoeira do Sul, constantemente e quase que diariamente sofre com falta de água? Quando esta situação será regularizada?

Pedidos de Providências:

- Ao Executivo – Solicitando realização de capina de meio fio nas ruas centrais da cidade e transversais.

- Ao Executivo – Solicitando melhorias na iluminação e limpeza na Av. Marcelo Gama.
- Ao Executivo – Solicitando novamente (2ª vez) ao Executivo, que com urgência providencie reformas na Cozinha da Escola Municipal Francisco Souza Machado, situada na localidade do Barro Vermelho, que está em precárias condições de uso devido a rachaduras.

Requerimentos:


- Ao Plenário – Que o Legislativo, após ouvir o Plenário, delibere e se aprovado fique determinado para que a Mesa Diretora encaminhe Ofício ao Senhor Prefeito Municipal, requerendo o que segue: 1. Que o Prefeito Municipal reveja sua decisão e atos, que provocaram o fechamento da Creche Assistencial Sonho Encantado localizada no Bairro Cohab, quando determinou a transferência dos servidores que estavam lotados na referida Creche, para outros locais de trabalho. 2. E que, sejam os referidos profissionais ou novos, realocado na Creche Sonho Encantado, possibilitando o atendimento das respectivas crianças da localidade próxima, uma vez que a Supercreche ainda não está em funcionamento.
- Ao Plenário – Que o Legislativo, após ouvir o Plenário, delibere e se aprovado fique determinado para que a Mesa Diretora encaminhe Ofício ao Ministério Público de Contas, requerendo o que segue: 1. Considerando as denúncias apresentadas por Parlamentar desta Casa sobre gastos superfaturados na Execução do Carnaval; 2. Considerando que o assunto foi objeto de reuniões da Comissão Representativa durante o Recesso Parlamentar, conforme atas em anexo; 3. Requer-se, que o Plenário delibere sobre o encaminhamento do Relatório de Prestação de Contas do Governo Municipal referente às Despesas do Carnaval de Rua dos anos de 2010 e 2011 para o Ministério Público de Contas, do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, solicitando auditoria especial nas referidas contas, processos de contratações e forma como o Governo firmou parcerias para repassar os recursos, que seguem em anexo.
- Ao Plenário – Sobre o agendamento e realização de uma Sessão Solene em homenagem a passagem do Dia do Escoteiro (23.04), entrega do Título Honorífico de Cidadão Benemérito ao Chefe Escoteiro Julio Carlos Massirer e Título Honorífico de Cidadão Honorário ao Chefe Escoteiro Luiz Renato Silveira Machado, a ser realizada no dia 20 de abril de 2012 (sexta-feira – 20hs), tendo em vista as razões acima apresentadas.
- Ao Plenário – Sobre o agendamento e realização de uma Sessão Solene de entrega do Título Honorífico de Cidadão Benemérito ao Sr. LUIZ DA GAMA MÓR, já aprovado por esta Casa, a ser realizada no dia 10 de abril de 2012 (terça-feira – 20hs), tendo em vista as razões acima apresentadas.
- Ao Plenário – Sobre o agendamento e realização de uma Sessão Solene de entrega do Título Honorífico de Cidadão Honorário ao Bispo Dom Irineu Sílvio Wilges, já aprovado por esta Casa, a ser realizada no dia 14 de março de 2012 (Quarta-feira – 20hs), tendo em vista as razões acima apresentadas.
Indicações:

- Ao Executivo – Indicando novamente (2º vez) correspondência ao PREFEITO MUNICIPAL, para que o executivo estude a possibilidade de construir mais uma sala de aula e um refeitório novo Escola Municipal Francisco Souza Machado, na localidade do Barro Vermelho, conforme demanda da Escola.
- Ao Executivo – Indicando que seja encaminhada novamente (2ª vez) esta indicação ao executivo, para que estude a viabilidade de instalação de Placas de Limites de Velocidade na Rua Manoel Pinto da Motta próximo aos números 1371/1381, no Bairro Quinta da Boa Vista, conforme reivindicação dos moradores.
- Ao Executivo – Indicando novamente (3ª vez) esta indicação ao executivo, para que estude a viabilidade de instalação de um redutor de Velocidade na Rua Manoel Pinto da Motta próximo aos números 1371/1381, no Bairro Quinta da Boa Vista, conforme reivindicação dos moradores.
- Ao Executivo – Indicando que o executivo mantenha o apoio e a cedência de profissionais para garantir a estrutura e continuidade dos trabalhos da Creche Assistencial Sonho Encantado localizada no Bairro Cohab, que atende há mais de 15 anos as crianças daquele Bairro e imediações.
- Ao Executivo – Indicando que sejam nomeados todos agentes de Trânsito aprovados e classificados no último concurso público municipal considerando a demanda de pessoal que é inegável.
Pronunciamento Pequeno e Grande Expediente:

- Trabalhos

domingo, 26 de fevereiro de 2012

VEREADOR BALARDIN VAI COBRAR SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

INFORMATIVO ELETRÔNICO N.º 34/2012 – Cachoeira do Sul, 26 de Fevereiro de 2012.
NOTÍCIAS


"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." (Paulo Freire)


Descaso com a Escola Municipal Francisco Souza Machado, situada na localidade de Barro Vermelho, no interior do Município, vai ser um dos temas objeto de pauta a ser abordado pelo Vereador Leandro Balardin.

De acordo com o parlamentar, a Secretaria de Educação teve praticamente três meses (Dezembro, Janeiro e Fevereiro) para resolver problemas e demandas pendentes na área da Educação, principalmente de ordem estrutural nas Escolas.

A Escola Municipal Francisco Souza Machado é um desses casos, pois desde o mês de março do ano passado, estão sendo reivindicadas melhorias na instituição de ensino, pois há problemas graves na estrutura da Cozinha da Escola que está com as paredes rachadas, que inviabilizarão, por exemplo, o trabalho das cozinheiras e conseqüentemente a preparação da merenda para os alunos.

Além da necessidade urgente de reformar a Cozinha, há necessidade de construir mais salas de aulas e um refeitório digno para os estudantes, pois “a situação é urgente, porque a Secretaria de Educação está há anos arrastando o assunto com a barriga”, declara Balardin.

A referida escola, inclusive teve enturmações no passado, o que não é mais tolerável nos dias atuais.

Íntegra dos documentos encaminhados em 2011:

- INDICAÇÃO

JUSTIFICAÇÃO


                        CONSIDERANDO, a obrigação do Município em dar melhores condições para os Alunos e a Escolas;

                        CONSIDERANDO, as razões apresentadas, o Vereador infra-escrito na forma regimental, apresenta o seguinte:


INDICAÇÃO  Nº.            de 2011



                                   Que a Casa, após ouvir o Plenário, envie correspondência ao PREFEITO MUNICIPAL, indicando que o executivo estude a possibilidade de construir mais uma sala de aula e um refeitório novo Escola Municipal Francisco Souza Machado, na localidade do Barro Vermelho, conforme demanda da Escola.

Endereçamento:
Exmo. Sr.
SÉRGIO GHIGNATTI
DD. PREFEITO MUNICIPAL
PREFEITURA MUNICIPAL

CACHOEIRA DO SUL / Rio Grande do Sul

                                                    Cachoeira do Sul, Plenário Edgar Muller, 11 de Abril de 2011.
  Vereador Leandro Balardin, Bancada do PSDB.


- PEDIDO DE INFORMAÇÕES


Vereador infra-escrito na forma regimental apresenta à seguinte:


PEDIDO DE INFORMAÇÕES Nº                DE 2011



                        Que a Casa, após ouvir o Plenário, envie novamente correspondência ao Executivo Municipal, solicitando informações que segue:

1º. Sobre os motivos de enturmações na Escola Municipal Francisco Souza Machado, na localidade do Barro Vermelho?

Endereçamento:
Exmo. Sr.
SÉRGIO GHIGNATTI
DD. PREFEITO MUNICIPAL
PREFEITURA MUNICIPAL

CACHOEIRA DO SUL / Rio Grande do Sul


Plenário Edgar Müller, 11 de Abril de 2011. 

Vereador Leandro Balardin, Bancada do PSDB.


- PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS

       O Vereador infra-escrito na forma regimental, apresenta o seguinte:



PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS Nº            de 2011


                                   Que a Casa, após ouvir o Plenário, envie correspondência ao Executivo, solicitando que com urgência providencie reformas na Cozinha da Escola Municipal Francisco Souza Machado, situada na localidade do Barro Vermelho, que está em precárias condições de uso.

Endereçamento:

Exmo. Sr.
SÉRGIO GHIGNATTI
DD. PREFEITO MUNICIPAL
PREFEITURA MUNICIPAL

CACHOEIRA DO SUL / Rio Grande do Sul

                       
                        Plenário Edgar Müller, 11 de Abril de 2011.
 Vereador Leandro Balardin, Bancada do PSDB.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

BALARDIN PEDIRÁ URGÊNCIA DO PROJETO DE SUBVENÇÕES PARA ENTIDADES ESPORTIVAS

INFORMATIVO ELETRÔNICO N.º 33/2012 – Cachoeira do Sul, 24 de Fevereiro de 2012.
NOTÍCIAS


“Seja otimista. Se parece haver uma nuvem negra sob a sua vida, olhe pelo lado bom, pode ser sinal de que vai chover na sua horta. (Desconhecido)

Admirador e apoiador do esporte em Cachoeira, o Vereador Balardin (PSDB), não vai perder tempo e já elaborou o requerimento que solicita a votação em regime de urgência para a próxima segunda-feira (27) do Projeto de Lei n.º 011/2012 do Executivo Municipal que visa garantir projetos importantes na área do esporte em Cachoeira para este ano.

O projeto visa repassar os seguintes valores:

- R$ 122.000,00, para a ACAFUTSAL participar do Campeonato Gaúcho de Futsal – Série Prata 2012 e custeio das arbitragens dos Campeonatos Municipais de Futsal 2012.

- R$ 24.000,00, para a ASCAFV, para custeio das arbitragens dos Campeonatos Municipais de Futebol de Campo 2012 em várias categorias.

- R$ 4.000,00, para a ACB – Associação Cachoeirense de Basquete, para custeio das arbitragens dos Campeonatos Municipais de Basquete 2012 em várias categorias.

- R$ 25.000,00, para a ACCE – Associação Cachoeira de Canoagem e Ecologia, para viabilizar a participação da entidade e seus atletas no Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade no Mato Grosso.

O vereador espera contar com o apoio e compreensão dos colegas. A Câmara já garantiu recursos para o Carnaval, e agora é hora de assegurarmos estes importantes projetos.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

TRAPALHADA OU FALTA DE PRIORIDADE: 45 CRIANÇAS FICAM SEM CRECHE NA COHAB!

INFORMATIVO ELETRÔNICO N.º 32/2012 – Cachoeira do Sul, 23 de Fevereiro de 2012.
NOTÍCIAS

“Só é possível ensinar uma criança a amar, amando-a.” (Johann Goethe)
Acionado por moradores do Bairro Cohab e imediações, o Vereador Balardin (PSDB), reagiu com repulsa ao ato do Governo Municipal que provocou o fechamento da Creche Assistencial Sonho Encantado existente no Bairro Cohab e que atendia 45 crianças. Pais, professores e funcionários da Creche, procuraram Balardin, após diversas cobranças sem sucesso com o prefeito e secretária de educação, que ficaram somente no jogo de empurra-empurra.

De acordo com o parlamentar, há três atos que o Governo é responsável e agiu de forma errada.

O primeiro, é o de transferir os 5 funcionários (2 professores, 2 monitores e 1 funcionário) cedidos pelo Município da Creche Sonho Encantado para outras Creches e Escolas, não valorizando os mesmos e sequer dando preferência para estes servidores irem para a nova Creche, a Superchreche do Bairro Tibiriça que vai atender as crianças da Creche que fechou.

O segundo ponto, é que esta atitude vai deixar 45 crianças sem creche, pois não tem previsão de abertura da Creche nova, pois ainda não foi mobiliada. Os professores, monitores e funcionários, não deveriam ter sidos transferidos antes da abertura da nova Creche. Ou melhor, a atual Creche da Cohab não poderia ter suas atividades encerradas.

Outro ponto, é que a Creche Sonho Encantado é uma ótima Creche, existente há muitos anos e sempre atendeu as necessidades da comunidade e é incompreensível que se conquiste uma creche nova e feche outra. Os serviços devem sempre ser ampliados e melhorados, para atender a demanda que sempre aumenta, finaliza Balardin.

Diante desta situação, fica claro que ouve uma trapalhada ou falta de prioridade, além do desrespeito para com os ex-funcionários da Creche Sonho Encantado que foram remanejados indiscriminadamente sem valorização alguma. Na minha opinião, trapalhada não foi, pois os Governantes sabem muito bem as consequências de seus atos, por isso, creio que é falta de prioridade e desrespeito aos profissionais e as Crianças.

“Nós sabemos que o município tem recursos, há poucos dias celebramos o Carnaval, um grandioso evento e já assistimos ao Prefeito anunciar dinheiro para o próximo. Não posso ficar calado e deixar de defender estas famílias, declara o parlamentar.”

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

POPULARES E EMPRESAS SOFREM NA RUA IVO BECKER COM O DESCASO DO GOVERNO MUNICIPAL

INFORMATIVO ELETRÔNICO N.º 31/2012 – Cachoeira do Sul, 17 de Fevereiro de 2012.
NOTÍCIAS


“Jamais se desespere em meio às sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda.” (Provérbio Chinês)



Chamado pelos moradores da Rua Ivo Becker, o Vereador Balardin, fez um levantamento fotográfico, registrando o descaso com que os moradores e principalmente três empresas localizada num trecho de pouco menos de 1 km da rua, localizado entre a Av. Marcelo Gama e a Rua Marechal Hermes sofrem com o pó, buracos, falta de canalização, tampões da corsan desnivelados e uma enorme rampa que causa estragos em veículos e provoca quedas de motociclistas.
Balardin já perdeu a conta de quando pedido de providências e indicações encaminhou ao Governo para recuperar a rua, bem como para que seja asfaltado ou calçado este trecho da rua que está em precárias condições de uso, sendo uma via de acesso a Av. Marcelo Gama e que tem um tráfego intenso de veículos.

De acordo com Balardin, a via estava prevista na lista de ruas a serem Asfaltadas com recursos recebidos do Governo Federal em projeto elaborado pelo ex-prefeito Marlon Santos e que foi excluída pelo Governo Ghignatti/Trojhan.

“Além de não calçarem a rua, não dão manutenção. Isso é um desrespeito ao Povo, pois só se lembram de cobrar impostos dos moradores e das empresas que ficam na Rua Ivo Becker e que geram mais de 50 empregos diretos, bate o vereador.”
Terreno baldio

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

COMISSÃO REPRESENTATIVA APROVOU REQUERIMENTO DO VEREADOR BALARDIN PEDINDO NOVO TESTE DE QUALIDADE DA ÁGUA NOS POÇOS ARTESIANOS DO CERRO DOS PEIXOTOS

INFORMATIVO ELETRÔNICO N.º 30/2012 – Cachoeira do Sul, 16 de Fevereiro de 2012.
NOTÍCIAS


Nunca perca a fé na humanidade, pois ela é como um oceano. Só porque existem algumas gotas de água suja nele, não quer dizer que ele esteja sujo por completo. (Mahatma Gandhi)



O requerimento do Vereador Balardin, foi aprovado na última reunião da Comissão Representativa da Câmara de Vereadores realizada na terça-feira (14.02), na qual o parlamentar cobra do Governo Municipal a realização de testes de qualidade dos dois Poços Artesianos que foram perfurados e lacrados na localidade do Cerro dos Peixotos, situada a cerca de 70 km do centro da cidade de Cachoeira do Sul.

Os referidos Poços Artesianos foram abertos com verbas de emenda Parlamentar do Deputado José Otávio Germano (a pedido do ex-vereador Gilberto Eise “Marreco”), enviadas ainda no Governo passado do ex-prefeito Marlon Santos sob a coordenação do Secretário de Agricultura Antonio Wilson.
Os valores da emenda também previam o revestimento dos poços e canalização de redes de água para os moradores, de duas regiões da localidade, mas que, no entanto no Governo do atual prefeito, os poços, foram abandonados e os moradores esquecidos.
Balardin que foi chamado para vistoriar os dois poços artesianos destaca que o Governo atual apenas informa que a qualidade da água, encontrada há mais de 140 metros de profundidade, abaixo das rochas em lençol freático, não é de boa qualidade. “No entanto nunca apresentaram os laudos, nem contraprova do teste, e ninguém testemunhou este teste. Até que me provem ao contrário, esse teste não aconteceu, ou então, coletaram água de um arroio poluído, declara Balardin.”
Pedido de informação requerendo cópia dos laudos também foi solicitado pelo vereador.

Fotos: Créditos para Antonio Machado

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

NOTA

Nota à imprensa
       
O líder de bancada do PSDB, na Câmara Municipal de Vereadores de Cachoeira do Sul, vem por meio deste, manifestar que não comunga com a postura adotada pelo Presidente do Poder Legislativo em proibir a participação de Jornalistas e Repórteres de acompanharem a reunião da Comissão Representativa do Parlamento realizada nesta data, 14.02., às 11hs. na sala da presidência.

Tal ato, não condiz com os princípios básicos da democracia, com o livre acesso a informação e a liberdade de imprensa.

Para tanto, em nome da Bancada do PSDB, protocolamos ofício (cópia em anexo), dirigido ao presidente da Casa, para que tal afronta ao Regimento Interno da Casa não torne a se repetir, bem como que seja formalizado pelo Presidente um pedido de desculpa a profissional.

14/02/2012 às 13h25

Bancada do PSDB,
Vereador Leandro Balardin.

DESCASO COM POÇOS ARTESIANOS NO CERRO DOS PEIXOTOS

INFORMATIVO ELETRÔNICO N.º 29/2012 – Cachoeira do Sul, 14 de Fevereiro de 2012.
NOTÍCIAS


"O importante não é vencer todos os dias, mas lutar sempre." (Waldemar Valle Martins)

BALARDIN DENUNCIA DESCASO DE POÇOS ARTESIANOS NA LOCALIDADE DO CERRO DOS PEIXOTOS

Douglas com o seu Pai João Borba e o Vereador Balardin

O Vereador Balardin atendeu chamado de moradores da localidade dos Cerro dos Peixotos, situada a cerca de 70 km do centro da cidade de Cachoeira do Sul, para vistoriar pessoalmente a situação de dois Poços Artesianos que foram perfurados ainda no Governo Marlon Santos e que estão fechados.

Balardin junto do segundo Poço Artesiano de mais de 140m.
Balardin destaca que o Governo atual apenas informa que a qualidade da água, encontrada há mais de 100 metros de profundidade, abaixo das rochas em lençol freático, não é de boa qualidade. No entanto não é apresentado laudo e nem contraprova do teste, usando a desculpa de que a água não é potável para o consumo humano, e por isso as redes de água não são construída.

Moradores revelam indignação com o descaso
O vereador lamenta que o Governo esteja fazendo pouco caso para os moradores do Cerro dos Peixotos, pois os mesmos vivem e sobrevivem de água de fonte coletada próximo as residências e que a mesma é potável e própria para o consumo humano, mesmo estando bem acima do lenço freático.



VEREADOR BALARDIN COBRA NOVO TESTE DA QUALIDADE DA ÁGUA EM POÇOS ARTESIANOS NA LOCALIDADE DO CERRO DOS PEIXOTOS

Poço fechado e analise da água nunca foi mostrada para a comunidade
  
Ninguém viu quem coletou a água para realizar o teste.
Requerimento protocolado na Câmara de Vereadores e que será votado na primeira sessão legislativa após o recesso parlamentar, reivindica a realização de novos testes da qualidade da água nos dois poços artesianos localizados no Cerro dos Peixotos.

Segundo o parlamentar, recursos foram destinados para perfurar os dois poços e para o revestimento dos mesmos, bem como para a canalização de rede de água para todos os moradores, o que não aconteceu e não se sabe para onde foram os recursos, que eram verbas carimbadas para estes serviços de canalização de rede de água para todas as famílias da região.

Fotos: Créditos para Antonio Machado

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

GOVERNO GHIGNATTI "SE APROPRIA" DO INCENTIVO ADICIONAL DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE


INFORMATIVO ELETRÔNICO N.º 26/2012 – Cachoeira do Sul, 08 de Fevereiro de 2012.
NOTÍCIAS


"Permita que a justiça seja feita mesmo que os céus caiam." (Máxima Romana)

GOVERNO NÃO PAGA O INCENTIVO ADICIONAL DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

Indignado com a situação que se arrasta desde 2009, o vereador Leandro Balardin (PSDB), membro da Comissão de Finanças e Orçamento, decidiu agora tomar medidas mais drásticas em relação à “enrolação” que o Governo Municipal está fazendo com os mais de 60 profissionais que atuam como Agentes Comunitários de Saúde.
De acordo com o Vereador Balardin, a forma como os Agentes Comunitários estão sendo destratados, ignorados é de causar raiva e indignação em qualquer cidadão. Segundo o parlamentar que há três anos cobra uma resolução para o caso, o Governo Municipal, está se apropriando do incentivo adicional de final de ano dos Agentes, e cometendo outras irregularidades, que no seu ponto de vista são graves e intoleráveis:

- Apropriação dos valores repassados pelo Governo do Estado e União dos anos de 2009, 2010 e 2011, para o pagamento Incentivo Adicional do Agente Comunitário de Saúde, o que fere as portarias do Ministério da Saúde que criaram os programas;
- Pagamento de salário no valor de R$ 583,86 (Janeiro de 2012), estando inferior ao salário mínimo que é de R$ 622,00, contrariando a Constituição;
- Não pagamento de valores retroativos de direitos adquiridos referente insalubridade, o que está obrigando os agentes a requerem judicialmente, sendo que a maioria não ingressa com medo de punições, pois estão em estágio probatório;
- Não concessão de insalubridade, o que obriga os agentes a requerem judicialmente, sendo que a maioria não ingressa com medo de punições, pois estão em estágio probatório;
- Não pagamento de diferenças salariais de anos anteriores quando o Salário básico dos ACS esteve inferior ao salário mínimo nacional, desde 2009, contrariando legislação federal.

De acordo com denúncias recebidas pelo vereador que questionou diversos Servidores, a Secretaria de Saúde somente fala que vai mandar pagar os referidos valores e conceder os referidos direitos dos agentes, no entanto, nenhuma providência é tomada, e tão pouco, informações de onde estão os recursos repassados pelo Estado e União são esclarecidas. É um crime o que está sendo feito contra estes Agentes, que trabalham dia-a-dia, debaixo de sol e chuva de porta em porta levando informação e conhecimento para o bem das pessoas. Esta “enrolação” é lamentável, não dá para se calar diante de tamanha injustiça, pois está sendo feita contra pessoas que trabalham em favor da comunidade e da saúde de todos e o pouco que recebem ainda lhe negam parte.

Segundo Leandro Balardin, os recursos já foram creditados e o Governo sequer regulamento a forma de repasse, segundo orientações que o próprio Ministério da Saúde já repassou.

PARA ONDE O VEREADOR ENCAMINHOU AS DENÚNCIAS?

Cansado de cobrar do Governo e falar do mesmo assunto na tribuna, Balardin elaborou e já encaminhou representações, inclusive com prova documental, do cronograma de desembolso da União e informação fornecida pelo próprio Secretário de Estado da Saúde, dando conta do repasse de 2011.
As referidas denúncias tiveram os seguintes direcionamentos:

- MPE – Ministério Público Estadual
- MPF – Ministério Público Federal
- Ministério da Saúde
- Conselho Nacional de Saúde

Novas representações serão protocoladas pelo parlamentar na próxima sexta-feira (10.02), no Ministério Público de Contas, na Secretaria de Estado da Saúde, Conselho Estadual de Saúde, e Conselho Municipal de Saúde.

O QUE DIZEM O TRIBUNAL DE CONTAS E O MP?

TRIBUNAL DE CONTAS E MP DECIDE QUE PREFEITOS DEVEM PAGAR AOS ACS INCENTIVO ADICIONAL DO FINAL DO ANO!
14/12

No dia de ontem o Governo Federal através do FNS realizou o repasse do INCENTIVO ADICIONAL DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE, e conforme a portaria do Ministério da Saúde de 2011, seu valor é de R$ 750,00 por ACS.
Em alguns Estados desde a efetivação dos ACS como servidores públicos, iniciou uma grande discussão sobre o direito ou não dos ACS receberem esse INCENTIVO ADICIONAL no mês de Dezembro, mesmo que já tivesse recebido o seu 13º salário no mês do seu aniversário, já que essa é a regra geral dos Estatutos dos Servidores Públicos.
Para a maioria dos Prefeitos e Secretários Municipais de Saúde a praxe é usar referido valor como “compensação” do adiantamento feito pela Prefeitura do 13º salário do seu servidor ACS, ou ainda, utilizá-lo para aquisição de bicicletas, uniformes, equipamentos de trabalho, EPI’s, veículos para o PSF etc.
Porém, em 2009 o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso e em 2010 o Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás manifestaram pareceres favoráveis aos ACS, e através de decições chegando a afirmar que é “ilegal” a utilização da verba de INCENTIVO ADICIONAL DOS ACS para “compensação” de pagamento de 13º salário ou qualquer outra despesa de natureza salarial, o diferenciando do incentivo de custeio, que pode ser usado para esse fim.
O Ministério Público goiano também se posiciona favoravelmente ao pagamento em espécie desse INCENTIVO ADICIONAL aos ACS, considerando-o um “plus “a sua remuneração, um bônus do Ministério da Saúde aos profissionais ACS.

A Federação Goiana dos ACS e ACE FEGACS-ACE, desde o ano de 2010 vem negociando com várias Prefeituras o pagamento do INCENTIVO ADICIONAL, vulgarmente chamado de 14º salário dos ACS, e muitos prefeitos em reconhecimento do direito dos seus ACS estão pagando integralmente esse recurso. As formas utilizadas ainda são bastante variadas, assim, alguns o repassam como gratificação, outros como incentivo adicional do MS e ainda temos o caso de Prefeitos que fizeram Leis Municipais regulamentando o repasse do INCENTIVO ADICIONAL DOS ACS de forma definitiva, servindo de exemplo a conduta das prefeituras goianas de Rubiataba, Itaberaí, Rialma, Uruana, Trindade, Uruaçu, Nerópolis etc.

Dessa forma, a assessoria jurídica da CONACS orienta a seus associados interessados a protocolarem junto a seus gestores requerimento de pagamento imediato de referida verba, sabendo que, a resposta negativa ou mesmo a ausência de qualquer resposta após 15 dias de protocolado referido requerimento, ensejará o direito de pleitear o pagamento desse incentivo por via judicial. Mais informações através do e-mailconacs2011@hotmail.com ou pelos telefones 62 3505-1315 (FAX) e 62 9949-8365.
Texto: Elane Alves de Almeida