domingo, 30 de janeiro de 2011

Descaso com o PSF da Noêmia

Recebo denúncia (anexos) de uma situação de caso de polícia. Nem parece que nossa cidade tem um prefeito que é Médico. Digo isso, porque o prefeito não está nem aí, nunca visitou um PSF ou Secretaria da Saúde como Administrador Público. Em síntese, dá pouca importância para o que deveria dar maior atenção, a saúde do Povo.

O autodenominado PSF, Programa Saúda da Família, só que em Cachoeira e principalmente no Bairro Noêmia e Interior da cidade, deveria ser um programa de proteção, auxílio e de busca da esperança para quem está se tratando e outros tantos que buscam a prevenção, parece estar longe da realidade.

Moradores do Bairro Noêmia, assim como de outros Bairros e Interior, para terem atendimento nos escassos PSFs, estão agonizando em filas.

O relato do filho (Sr. Marisson Cunha – 51 81380189) da Sra. Geneci Silva da Cunha é chocante e totalmente procedente. Sua mãe que faz uso de remédios de uso continuo há mais de 20 anos que são prescritos pelos médicos da saúde mental, até pouco tempo, no governo passado podia receber a receita do médico por meio dos enfermeiros no Posto, pois se trata de caso conhecido do médico sendo desnecessário ela tirar ficha, e principalmente lugar de outro que realmente precisa de ATENDIMENTO.

Outra situação é que a Sra. Geneci, necessita viajar no mês de fevereiro e por precaução já gostaria de comprar o remédio antes, e nem isso consegue. Isso é vergonhoso.

Não obstante a falta de vontade do Executivo em resolver para melhor a vida dos enfermos ou daqueles que poderão ser futuros enfermos, o que custará mais caro para os cofres públicos, veja as dificuldades enfrentadas por estas pessoas, por exemplo, no PSF do Bairro Noêmia:

- Tem que ir para a fila do PSF às 4hs para conseguir uma ficha de atendimento médico;

- Para os casos de pacientes de remédios de uso contínuo cuja receita é prescrita pelo clínico, são tiradas vagas de outras pessoas, quando estas retiram fichas;

- Mas o problema maior é que o pessoal não tem todos os dias tem que ir varias vezes no posto para saber se haverá medico para o próximo dia;

- Se não bastasse no posto não tem iluminação;

- O Posto, não tem abrigo para os dias de chuva;

- O posto não tem segurança;

- Não há também iluminação pública na frente do posto;

- Muitas pessoas enfrentam esta situação e realidade da Sra. Geneci, o que não é possível mais tolerar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário