segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Elaboração do projeto de nova ponte: Balardin reuniu-se com o superintendente e engenheira do DNIT

O Vereador Leandro Balardin (PSDB) reuniu-se ontem, dia 18.01 em audiência com o Superintendente do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Sr. Vladimir Roberto Casa e a Eng. Iolanda Reys para protocolar oficialmente a abertura de processo para criação da demanda de elaboração de nova ponte sobre o Rio Jacuí na BR 153 em Cachoeira do Sul. Balardin tomou a iniciativa, motivado pelo descaso que se encontra a Ponte, que é objeto de Ação Civil e que todas as medidas que estão sendo adotados não estão resolvendo o problema.

Em 2007, Balardin apresentou denúncia formal ao MPF mediante dossiê de que comprovaram irregularidades e que originou a Ação Civil acolhida pela Justiça Federal que cobra novas medidas de melhoria na segurança da Ponte Barragem do Fandango. A eng. Iolanda Reys ficou responsável pelo assunto do processo já aberto, e nos próximos dias deverá informar os procedimentos a serem adotados. De antemão, o superintendente elogiou a atitude destacando que a grande dificuldade será a obtenção de recursos, mas  que não é importante a comunidade se antecipar nesta luta.

Segundo declaração de próprio eng. do Dnit, o Sr. Carlos Tonetto a Ponte do Fandango tem dias limitados, pois todos os consertos e medidas não resolvem o problema da mesma por um longo prazo.

Para tanto, o Vereador Balardin destaca, que é necessário que a comunidade comece a antever este problema que está num futuro bem próximo. Não podemos deixar a Ponte do Fandango se acabar para pensar em outra.

INTEGRA DO OFÍCIO PROTOCOLADO:


OF.02/2011-GVLB                                                                       Cachoeira do Sul, 17 de Janeiro de 2011.





Ilmo. Sr
VLADIMIR ROBERTO CASA
MD. SUPERINTENDENTE DNIT – DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA E TRANSPORTES
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Rua Siqueira Campos, 664 / 6º Andar – Centro /  Porto Alegre – RS  / CEP 90010-000




                 Senhor Superintendente:



                            Ao cumprimentar Vossa Senhoria, venho respeitosamente, apresentar em nome da minha comunidade uma importante reivindicação que carece prevenir novos problemas e antever uma solução para com a situação da Ponte Barragem do Fandango localizada sob a BR 153 no acesso de Cachoeira do Sul e que é o trecho de ligação da cidade com a metade sul do Estado, pelo qual passam milhares de veículos e caminhões, muitos destes transportando produtos como matéria prima, alimentos, de comércio em geral e etc...


                            A situação Senhor Superintendente é que esta Ponte é antiga, está ultrapassada e a tonelagem de caminhões está cada vez mais ilimitada, somada as dezenas de reformas que com freqüência o DNIT tem sido obrigado a realizar, gastando milhões e milhões em reformas paliativas que apenas amenizam os problemas por alguns meses, julgamos procedente a avaliação do Engenheiro do DNIT, Sr. João Carlos Tonetto (matéria em anexo e também conforme contato telefônico com o mesmo), o qual, como técnico relatou que "a ponte está com os dias contados e que a mesma irá se tornar apenas um ponto turístico de Cachoeira do Sul. Afirmou ainda, que vê a ponte, daqui a alguns anos, devendo ser desativada, pois tudo o que pode ser feito é paliativo"

                            Destaco Senhor Superintendente, que esta Ponte é o único local de passagem que faz ligação de Cachoeira do Sul e Região com a metade sul do Estado, portanto não podemos ficar esperando que esta ponte se extermine, se acabe, ou pior ainda, que pessoas fiquem correndo risco de vida sobre a mesma.

                            Salienta-se digníssimo Superintendente, que são inúmeros os acidentes que tem ocorridos sobre a Ponte, inclusive com mortes, devidos a falta de iluminação, precariedade da mesma, falta de controle de velocidade e outros problemas.

                            Não obstante, a situação desta Ponte é objeto de discussão da a Ação Civil Pública ajuizada pela Procuradoria Geral da República, a qual cobra diversas providências e ações para resolver a situação da Ponte.

                            Para tanto, nosso pleito está abarcado na criação desta NOVA DEMANDA: a elaboração do Projeto da NOVA PONTE sobre o Rio Jacuí na BR 153 em Cachoeira do Sul-RS. Com este projeto, será possível termos a dimensão de custos, local e ações que possamos tomar politicamente em conjunto com nossa comunidade etc...

                            Assim sendo, a partir do Projeto com todos os dados, informações e orçamentos, será possível buscarmos apoios políticos e governamentais em Brasília para construção de nova ponte. Ponte esta, obviamente, ao que me parece deve ser projetada a partir do ANEL VIÁRIO que também não foi construído e que precisamos obter informações sobre a situação do Projeto técnico e executivo de construção do Anel Viário que serviria para contornar a cidade e que também estamos gestionando neste pleito.

                            Pela especial atenção, agradeço por Vossa URGENTE ATENÇÃO E SENSIBILIDADE com nossa situação.

                            Pela atenção dispensada, desde já agradeço.




Vereador Leandro Balardin

Câmara Municipal de Cachoeira do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário