sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Balardin despede-se da Tribuna da Câmara


Pronunciamento ocorreu na última sessão desta quinta-feira (20)

                                                                                                                                                                                   

Em pronunciamento emocionado, o vereador Leandro Balardin (PSDB), despediu-se da Câmara de Vereadores na última sessão da atual legislatura. Em tom de agradecimentos e de felicidade pela missão cumprida na Casa do Povo. Balardin destacou a importância do papel do parlamento, as ações e realizações de seu mandato, além de dizer muitas verdades. O parlamentar ressaltou que seguirá suas atividades profissionais, comunitárias, políticas, partidárias e que apenas deu o primeiro passo na política. De acordo com Balardin,  ele voltará ainda a se dedicar ao que sempre fez, eventos e ações comunitárias, o sem dúvida alguma lhe mantêm em atividade com destaque.

Trechos do discurso:

Fazer hoje, nesta última Sessão Parlamentar da atual Legislatura a minha manifestação de despedida desta Casa.

Aqui exerci meus dois mandatos de Vereador, o primeiro de 2005 à 2008 e o segundo de 2009 a 2012. Mandatos legítimos e outorgados pelo Povo.

Faço inicialmente meu agradecimento imenso aos servidores do Legislativo, aos quais convivi durante este 8 anos. Muito obrigado a todos, em especial o diretor da Casa Roger Zann.

Há todos, meu muito obrigado pelo respeito e apoio dedicado a minha pessoa e a minha assessoria.

Meu sentimento de despedida nesta sessão é de gratidão, do sentimento do dever cumprindo. Aqui nesta Casa aprendi muito sobre política.

Aqui nesta Casa realizei um grande objetivo de minha vida, que foi de cobrar o melhor para minha Comunidade, apontar o que errado estava e sugerir as mudanças que minha Terra tanto precisa.

Fui fiel aos meus eleitores e a minha consciência, procurei dar o melhor do meu trabalho na fiscalização da prestação dos serviços públicos e desta Casa.

Exerci plenamente os deveres de meu mandato parlamentar. Dizer que valeu a pena. Pois entendo que nunca trai meus princípios, princípios democráticos, de liberdade, os meus ideais e mais do que isso, poder afirmar e provar que a minha investidura como VEREADOR, nunca foi em prol de qualquer tipo de benesse pessoal, de negociações partidárias ou de PODER.

A política é muito dinâmica e cheia de voltas, mas que nos faz apreender.

Defendi por 2 anos aqui nesta Casa o Governo Marlon Santos, quando trabalhamos muito pela vinda da Granol, Calçados Schmidt e diversos projetos e empreendimentos. Muitos que na época criticam nosso governo, nessa última eleição passaram correr atrás do governo Marlon e falar bem dele, mas foram radicalmente contrários a muitos projetos da época em defendemos nesta Casa.

Deixo de ser Vereador pela minha própria vontade. Foi eu quem decidi em não mais ser candidato.

Saiu muito feliz deste Legislativo, porque, mesmo quando no Governo ou na oposição, atuei sempre com independência, quando tinha que cobrar, bater e criticar o meu próprio governo assim agi, assim o fiz. Votei por CPI quando tive que votar, nunca me dobrei diante das coisas fáceis, nunca me chantagearam, nunca ninguém comprou o meu voto, porque o mesmo nunca esteve a venda e nunca estará.

Quando na oposição lutamos pelo melhor da cidade. Nunca deixamos de votar algo que fosse bom para a Sociedade. Agimos sempre com base na Legalidade e Constitucionalidade. Não fui um vereador acomodado e conivente com os mandos e desmandos que acontece no Setor Público e no próprio Legislativo. Jamais silenciei para os desvios e maus feitos dos governantes, os quais fui pago pelo Povo para fiscalizá-los.

Quando presidente deste Parlamento, eleito pela vontade da maioria e sem qualquer tipo de “tramoia” ................., fizemos as mudanças necessárias. Colocamos as transmissões ao vivo por Vídeo e Rádio, colocamos o portal transparência na Internet, divulgamos todos os salários, diárias e gastos públicos, principalmente dos pares. Possibilitando assim a fiscalização da Sociedade sobre os atos de cada vereador. Estancando por vez com os gastos excessivos em diárias que ocorriam.

 Apresentamos projetos inovadores como o do Restauro desse prédio histórico, patrimônio da comunidade e não só dos Vereadores, que possibilitou a aprovação de R$ 4 milhões de reais junto a Lei de Incentivo a Cultura e que foi perdido por questão de processo Judicial de quem quer ver Cachoeira descer. Projeto este suscitado na justiça desde 2008 e que hoje no final de 2012, foi julgamento nas instâncias local e superior como legal, correto, pela Justiça e pelo Tribunal de Contas.

Defendi sempre que esta Casa devesse ser verdadeiramente um Poder Independente, Harmônico e cumpridora dos seus deveres e a grande FISCALIZADORA do PODER EXECUTIVO. Sem atrelamentos, sem acometer-se de alianças injuriosas ou conchavos políticos.

Despedimo-nos desta missão, de cabeça erguida e tranquila, convictos de que como diz meus escoteiros-lobinhos, fizemos o “MELHOR POSSÍVEL”.

Dizer aos colegas que seguem e aos novos que chegam, que o MANDATO vale mais do que qualquer Poder, vale mais do que qualquer negociata, vale mais do que qualquer cargo, do que qualquer centavo ou de interesses pessoais. Vale a nossa HONRA, vale a nossa REPUTAÇÃO, a nossa DIGNIDADE. EU FIZ VALER A MINHA, e não me arrependo de nada do que fiz e disse nesta Casa.

Obrigado a todos que me proporcionaram os embates políticos, de ideias que nos fizeram crescer também.

Agradeço a todos que aqui divergiram conosco, pois foi dos debates que conseguimos mostrar quem somos e do que somos capazes.

Agradecer a confiança do Povo que aqui me colocou por duas oportunidades em eleições com cadeiras reduzidas a 10 vagas.

Mas, sobretudo, dizer que o meu orgulho maior pelo trabalho aqui desempenhado, é devido sim aos MEUS PAIS, A MINHA FAMÍLIA. Foram eles que me deram estudo e obrigação de ser o que sou. Tinha obrigação de fazer e dar o melhor de meu empenho.

A política não acaba na minha vida, nem minha carreira, o desafio assumido na última eleição foi o pontapé inicial de um projeto político de governar Cachoeira do Sul, trabalhar por ela e pelo meu Estado, o Rio Grande do Sul.

Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário