terça-feira, 27 de setembro de 2011

GOVERNO MUNICIPAL É INATIVO QUANTO AO POTENCIAL TURÍSTICO DE CACHOEIRA DO SUL, AFIRMA BALARDIN

"A política serve a um momento no presente, mas uma equação é eterna." (Albert Einstein)


O vereador Leandro Balardin (PSDB) através de indicação protocolada na Câmara de Vereadores neste segunda-feira (26.09), está cobrando do Governo Municipal ações que prevaleçam divulgação dos Pontos Turísticos da cidade, os quais não são divulgados.
Balardin destaca ainda a passagem do dia 27 de setembro, dia Mundial do Turismo conforme a OMT – Organização Mundial do Turismo lamentando que o Governo esteja sendo omisso e inativo na difusão dos principais pontos turísticos da cidade, bem como no melhor aproveitamento do desenvolvimento da cidade com este nicho do mercado que é um dos mais explorados e rentáveis no mundo todo.

A Indicação apresentada:

O Vereador infra-escrito na forma regimental apresenta o seguinte:






INDICAÇÃO  Nº.            de 2011




                           Que a Casa, após ouvir o Plenário, seja encaminhada esta indicação ao executivo, solicitando que sejam realizadas Ações com intuito de dar maior divulgação dos Pontos Turísticos da cidade (principais em anexo) tendo em vista que o dia 27 de Setembro é o Dia Mundial do Turismo, segundo a Organização Mundial do Turismo e nenhuma programação ou ação foi realizada.



                                                    Cachoeira do Sul, Plenário Edgar Muller, 26 de Setembro de 2011.


Vereador Leandro Balardin,

Bancada do PSDB.







Principais Pontos Turísticos (Fonte Arquivo Histórico):

1 – Château d’Eau

Foi inaugurado em 1925, com finalidade de levar a água por gravidade ao reservatório de distribuição à rua Júlio de Castilhos e regular ao mesmo tempo, a pressão de água na zona mais elevada.
Localizado no centro da Praça Balthazar de Bem, teve sua parte arquitetônica projetada pelo engenheiro Walter Jobim e as obras de escultura, constante de estátuas e grupo de ninfas executadas nas oficinas de Vicente Friedrichs, de Porto Alegre.
É circundado primeiramente por um espelho de água e depois por um jardim com palmeiras Washingtonianas plantadas na década de 1930.
O funcionamento automático da Fonte Luminosa do Château d’Eau, foi obra dos cachoeirenses Artibano Savi, do engenheiro Curt Mernak, eletricistas Darci Diniz e Aquino Loss e a construção dos chafarizes em forma de estrela, de Artibano Savi.

2 – Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição

A Catedral Nossa Senhora da Conceição é a matriz eclesiástica de Cachoeira do Sul.
Em 06 de outubro de 1793, ocorreu o lançamento da pedra fundamental, com presença do pároco da Freguesia, Matheus da Silveira e Souza e comunidade.
Construída a cargo das Irmandades de Nossa Senhora da Conceição e do Santíssimo Sacramento, a nova igreja foi inaugurada em 1799, com o traçado original do engenheiro João Róscio.
Até 1832, realizavam-se sepultamentos em seu interior e até 1865, sessões da Câmara Municipal e eleições municipais.
A Lei Municipal nº 1379, de 20 de janeiro de 1969, considerou a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição como Monumento Histórico, por ter sido escolhida para aparecer no brasão da cidade para que seja conservada à posteridade como símbolo de antigüidade e de fé.
Em 29 de setembro de 1991, foi criada a Diocese de Cachoeira do Sul, desmembrada de Santa Maria e formada por doze paróquias, passando a denominar-se Catedral Nossa Senhora da Conceição.

3 – Prefeitura Municipal

Pela Portaria nº 2, de 02 de janeiro de 1861, foi aprovada pela Presidência da Província, a proposta apresentada por Ferminiano Pereira Soares, da construção de um sobrado que comportasse espaços para as sessões da Câmara Municipal, Júri e Cadeia da Vila da Cachoeira.
O Ten. Cel. de engenharia José Maria Pereira de Campos, juntamente com a Câmara, escolheu e demarcou o terreno mais apropriado para a construção do edifício e desapropriá-lo.
O terreno escolhido localizava-se na Praça da Matriz, ao lado direito do primeiro Teatro.
O Paço Municipal foi entregue à Câmara Municipal em 6 de agosto de 1865, prédio em estilo colonial português, com características neoclássicas e serviu, inicialmente, como hospital, durante a Guerra do Paraguai, a pedido de D. Pedro II.
Até 1922, foi sede do Poder Judiciário e até 1982, do Poder Legislativo.

4 – Câmara Municipal

O prédio da Câmara Municipal, construído conforme planta do arquiteto Domingo F. Rocco, foi ocupado pelo Banco da Província em 1927.
Possui 2 pavimentos em estilo predominantemente neoclássico, representativo das construções da época.
A partir de 30 de janeiro de 1983, a Câmara Municipal passou a ocupar o prédio, adaptado às novas funções, e, por Resolução nº 16, de 21 de junho de 1983, o mesmo passou a denominar-se Palácio Legislativo João Neves da Fontoura.

5 – Fonte das Águas Dançantes

Idealizada pelo cachoeirense Artibano Savi, foi inaugurada em 15 de maio de 1968, conforme planta elaborada pelo arquiteto Dr. Flávio Figueira Soares, de Porto Alegre.
É composta por um conjunto de diversos chafarizes que, ao projetarem a água, formam 140 movimentos diferentes ao som de música.
Foi denominada Fonte das Águas Dançantes “Artibano Savi”, pela lei Municipal nº 1298, de 15 de maio de 1968.

6 – Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha

O prédio foi construído em 1915, para residência do proprietário Dr. Balthazar de Bem, em estilo eclético, com tendências marcantes do neoclássico. Possui saguão decorado com colunas e capitéis, teto móvel de estrutura de metal e vidro.
De 1924 a 1957 abrigou o Clube Comercial. Sucessivamente, a partir de 1957, sediou a Biblioteca Pública Municipal, o Auditório Municipal, a Associação de Esperanto, o Núcleo de Filatelia, o Aeroclube de Cachoeira do Sul, a União Cachoeirense de Estudantes, a Escola Municipal de Belas Artes – EMBA -, a Associação Cachoeirense Pró Ensino Superior – ASCAPES – e a FUNVALE.
Após restauração, em 29 de junho de 1999, recebeu a denominação patronímica de “Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha”.
Hoje sedia a Biblioteca Pública Municipal “Dr. João Minssen”, o COMPAHC, a AMICUS, o Conselho Municipal de Educação e a Associação Cachoeirense de Cultura Italiana – ACCI.

7 – Biblioteca Pública Municipal Dr. João Minssen

Com o objetivo de oferecer, proporcionar, facilitar e desenvolver o gosto pela leitura, oportunizando a atualização constante, mantendo-se a par do progresso das ciências, das letras e das artes, a Biblioteca Pública Municipal Dr. João Minssen desenvolve atividades como a Feira do Livro, anualmente; Hora do Conto semanal, com fantoches e com sinais destinada a portadores de dificuldades auditivas e momento literário mensal; Semana de Monteiro Lobato, anualmente, com oficinas literárias.

8 – Atelier Livre Municipal Eluiza de Bem Vidal

O Atelier Livre Municipal possui o objetivo de estimular, propiciar, oportunizar e promover o desenvolvimento das manifestações artísticas, realizando exposições sistemáticas e oficinas didáticas em relação às artes plásticas.
Oferece oficina de percussão a meninos de 8 a 12 anos; Arte nos Bairros (todos os tipos de artesanato); projeto Arte sem Limite, dirigido aos portadores de deficiência auditiva, mental - APADA, APAE e aos presidiários, cursos de Danças de Salão, tecelagem, dentre outros.
  
9 – Arquivo Histórico

O Departamento de Arquivo Histórico do Município de Cachoeira do Sul foi criado pelo Decreto nº 203, de 5 de agosto de 1987.
Com a finalidade básica de conservar, organizar e divulgar a história do município, a Instituição possui à disposição da comunidade, a documentação referente à história administrativa do Município, desde sua emancipação política de Rio Pardo, em 5 de agosto de 1820 até 1970.
Custodia Diários oficiais da União e do Estado; coleção completa do Jornal do Povo, Jornal O Correio, desde suas fundações - 1929 e 1992.
Dispondo de documentação original e oficial, assessora pesquisas históricas e consultas em geral, fornecendo transcrições e certidões probatórias.
Conta com serviço de encadernação e restauração de documentos, bem como serviço de estudos de genealogia, criado com o objetivo de conhecer a formação das famílias cachoeirenses, sua ramificação e contribuição na história do município.
Conforme Lei Municipal nº 3361, de 16 de setembro de 2002, o Arquivo Histórico recebeu a denominação de Departamento de Arquivo Histórico do Município “Carlos Salzano Vieira da Cunha”.

10 - Parque Municipal da Cultura

São 12.591 m2 de área verde, onde estão localizados o Museu Municipal e Jardim Botânico e Zoológico Municipal.

11 - Museu Municipal

O Museu Municipal de Cachoeira do Sul - Patrono Edyr Lima – foi criado pelo Decreto Municipal nº 180, de 15 de dezembro de 1978. Em 6 de janeiro de 1979, foi instalado, provisoriamente, na Rua Comendador Fontoura, 146. Em 13 de dezembro de 1986, foi transferido para o Parque Municipal da Cultura.
De caráter histórico e antropológico, o Museu desenvolve uma pesquisa sistemática da história de Cachoeira do Sul, com vistas à divulgação e suprimento das necessidades de informação da comunidade.
Além de manter exposições temáticas, o Museu atende estudantes e pesquisadores, fornecendo os resultados de suas pesquisas através de um banco de dados. Às escolas oferece o Projeto Museu-Escola, o Passeio Cidade aos principais pontos históricos e turísticos do município.
Integrando-se à comunidade, o Museu desenvolve o Projeto Memória Viva, desenvolvido com as associações de moradores de bairro da cidade.
Oferece ainda, seminário anual sobre tema histórico.

12 – Jardim Botânico e Zoológico Municipal

O Jardim Botânico e Zoológico Municipal foi criado em 5 de dezembro de 1986. Localiza-se na Rua Dr. Sylvio Scopel, 502, ocupando uma área de 12.591 m2 no coração da cidade.
No Zoológico existem representantes de aves, mamíferos e répteis.
No Jardim Botânico, dentre as espécies vegetais, encontramos árvores nativas, ornamentais, exóticas e frutíferas como: canela, guapuruvu, pinheiro brasileiro, pau-ferro, ginko biloba,camboatá...
No orquidário há exemplares de orquídeas de diferentes espécies como: cattleya, laelia, cymbidium, dendrobium, bifrenaria...
Atividades oferecidas: Visitas guiadas com orientação sobre a fauna e flora; sessões de vídeo com temas ecológicos, palestras, gincanas, concursos que estimulem o respeito e amor pelo meio ambiente; atendimento a estudos e pesquisas escolares.

13 – Igreja Matriz de Santo Antônio

Projetado por José Lutzenberger, em estilo barroco bávaro, este templo é fruto do perseverante esforço dos Padres Redentoristas.
Em 6 de agosto de 1933 houve a benção solene da primeira pedra do majestoso templo de Santo Antônio, por Dom Antônio Reis, em comemoração ao bicentenário da Ordem.
A Igreja possui 53 metros de comprimento, 20 m. de largura (no transepto), e 24 m. de altura. As torres têm 54 m. de altura e os grandes sinos pesam um total de 4 mil quilos.
No dia 14 de junho de 1935, foi inaugurada a Capela Mor e o 1º vitral (Santo Antônio pregando aos peixes), oferecido ao Padre Jubilar, Tiago Klinger, reitor dos Padres Redentoristas em Cachoeira do Sul.
Em outubro de 1937, nas Festas de Cristo Rei, houve a benção solene de inauguração da Igreja de Santo Antônio.

14 – Templo Martim Lutero

A comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Cachoeira do Sul tem por templo um dos mais belos e portentosos monumentos da fé cristã no Rio Grande do Sul.
O Templo Martim Lutero foi inaugurado em 19 de abril de 1931, em estilo gótico, com alterosa torre que abriga três grandes sinos, uma nave que comporta cerca de seiscentas pessoas e seu aspecto externo  com largas arcadas e ogivas, lembra os tradicionais templos da velha Europa.
Foi projetado pelo arquiteto Theodoro Wiederspahn, projeto denominado “Quo Vadis” e construído pela firma Schütz & Matheis, de Santa Cruz.
A denominação da Igreja em “Igreja de Lutero”, foi dada pela comunidade, por ter sido edificada no ano da comemoração da “Confissão de Augsburgo”.
Está localizado no aristocrático Bairro Rio Branco.

15 – Jardim de Infância do Colégio Sinodal Barão do Rio Branco

O Jardim de Infância do Colégio Sinodal Barão do Rio Branco construído no período de 1916/1917, foi tombado por ser representativo do modo de construção de segmentos da sociedade de ascendência germânica no início do século XX.
Foi sede da primeira casa de formação de Pastores Evangélicos para o Brasil, da qual são sucessores o Instituto Pré Teológico e a Faculdade de Teologia, em São Leopoldo e a Casa Paroquial e Internato da Deutsch Brasilianische-Schuler, sendo seu sucessor o Colégio Barão do Rio Branco.

16 - 1º Prédio do Hospital de Caridade

Em 1903 houve o lançamento da pedra fundamental do 1º prédio do Hospital de Caridade de Cachoeira do Sul e, em 1910, a sua inauguração.
Em estilo eclético com características do neoclássico e barroco, o prédio foi tombado pelo COMPAHC, em 1985.
Após 1940, o prédio sediou sucessivamente, o isolamento dos portadores de moléstias infecciosas, de doenças mentais e atualmente sedia a Escola de Educação Profissional de Saúde de Cachoeira do Sul.

17 -  Monumento à Pátria

Foi inaugurado em 31 de agosto de 1974, na Praça Dr. Borges de Medeiros, contendo a inscrição: “O Povo é a Nação, a Nação a Pátria, a Pátria uma Religião”.
O monumento à Pátria consta de um altar onde erguem-se quatro colunas, que representam os suportes básicos da nação; acima das colunas, uma bandeja, onde fica o depósito de óleo e mecha; uma plataforma semicircular onde erguem-se três mastros para as bandeiras; do Município, do Estado e do Brasil e duas plataformas laterais que servem de base para guarda de honra.
Foi construído pela Prefeitura Municipal, por sugestão do Presidente do COMTUR, economista João Paulo Duarte de Oliveira.

18 – Barragem Ponte do Fandango

A Barragem Ponte do Fandango foi construída pela Brasília Obras Públicas S.A., tendo entre os engenheiros responsáveis, Pedro Paregot de Souza e Helmuth Bilmann.
A barragem, com eclusa para elevar e baixar as embarcações, possui 83 metros de comprimento, 15 metros de largura e 10 m. de profundidade, permitindo a passagem de até 3 barcaças.
A barragem permite a passagem das embarcações em somente 22 minutos, estando ainda provida de dispositivos automáticos que dão passagem, independentemente de manobra humana, a materiais que desçam o rio.
A ponte possui 180 metros de comprimento e 7,5 metros de largura, havendo ainda 2 passeios para pedestres, de 0,70 cm cada um.
A Barragem Ponte do Fandango foi inaugurada em 25 de janeiro de 1961, na BR 153.

19 – Ponte de Pedra

Construída por volta de 1848 sobre o rio Botucaraí, foi a primeira ponte deste tipo no Rio Grande do Sul.
Principal e único acesso para Porto Alegre, dava passagem aos viajantes e ao importante comércio estabelecido entre Cachoeira, Rio Pardo e outros municípios.
O trajeto utilizado para atingir a ponte, a partir do centro da Vila, era feito pela Rua do Corpo da Guarda, hoje Conde de Porto Alegre

20 – Parque da Fenarroz

Localiza-se no Parque Ivan Tavares - Sindicato Rural.
Sedia um pavilhão de dois andares para exposições e vendas de produtos industrializados e para o comércio em geral, durante o período de FENARROZ, EXPOCENTRO e Feira de Ovinos; um pavilhão de exposição de animais de grande e pequeno porte; local para remate de gado em geral; local para rodeios; pavilhão de alojamento com modernas instalações; o Ginásio D. Pedro I – com local para shows de grande porte, bailes, com banheiros masculino e feminino, camarins para os artistas, auditório separado, sala de convenções e alojamentos. O Ginásio da FENARROZ tem capacidade para 5 mil pessoas.

21 – Praia Nova

A 3 km do centro, na margem direita do rio Jacuí, encontra-se a Praia Nova,um dos principais pontos turísticos da cidade.
Freqüentado por inúmeros visitantes, o local dispõe de restaurantes, área de camping, quadras de esportes e uma barca para transporte de passageiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário