quarta-feira, 14 de setembro de 2011

MENSAGEM ALUSIVA AO DIA DO GAÚCHO E SEMANA FARROUPILHA 2011


         O tema oficial escolhido pelo MTG – Movimento Tradicionalista Gaúcho, para celebrar os Festejos Farroupilhas deste ano, aprovado em Congresso pelos Tradicionalistas foi “NOSSAS RAÍZES”.
         Falar em Raízes é algo muito profundo e difícil: Primeiro, por que expressar e explorar este tema em um tempo exíguo, estaria fadado a atropelar nossa história. Segundo, porque falar em NOSSAS RAÍZES é falar na identidade do POVO GAÚCHO, que é rica em Cultura, Usos e Costumes, episódios, períodos e lutas históricas.
         O tema deste ano teve e tem como objetivos, rebuscar raízes sócio-culturais do gaúcho sul-rio-grandense dos momentos históricos tais como:
1. Os Jesuítas no Território Gaúcho
2. A Terra de ninguém
3. Fundação da Província
4. Os Açorianos e a Fundação de Porto Alegre
5. Época das Charquedas (1780 - 1840)
6. A Organização Administrativa da Província
7. Colonização – primeira fase
8. Revolução Farroupilha
9. Na defesa nacional
10. Revolução Federalista
11. A Colonização – Segunda fase – onde completa-se o Gaúcho
12. Gauchismo: Culto e Prática

         Ao reverenciar o Gaúcho como proponente de mais uma Sessão Solene que este Parlamento realiza, mantendo viva uma tradição já estatuída nesta Casa por costume e tradição, assim como, foi à promoção da nossa tradicional Ronda Crioula do Poder Legislativo, que foi implantada pela primeira vez por meu Pai quando Presidente desta Câmara e que no dia de hoje a realizamos em conjunto com a SMED, sinto-me muito orgulhoso, porque subo nesta Tribuna de lenço no pescoço, com muito amor e respeito, porque cultuo essa tradição que herdei de berço.
         Hoje, foi um dia intenso de Cultura e Celebração. Desde já Sr. Presidente peço licença para agradecer com um forte quebra costela aos músicos, artistas, cantores, repentistas, aos jovens dos Grupos de Danças que hoje se apresentaram, mostrando nossa Cultura e Folclore Gaúcho. Se existe algo que está dentro de nós, do Povo gaúcho, é o AMOR AO RIO GRANDE, amor este que traduz uma identidade incomparável e inexistente em outros Estados da Federação.  
         Agradeço e cumprimento o Amigo e Gaudério Pispirica, um grande Gaúcho, um grande Pai de família e tradicionalista 24hs por dia. Um Gaúcho já loureado por esta Casa com o Título Cidadão Cachoeirense, e que por tantas vezes o chamamos para coordenar nossas Rondas Crioulas e por isso aqui está aquerenciado, pois já é quase como um funcionário desta Câmara, com seu denodo, carinho, de forma espontânea e principalmente GRATUITA, colabora com a Casa do Povo, sempre trazendo consigo vários amigos, músicos e tradicionalistas. Parabéns Pispirica e obrigado por tudo. O pai velho lá de cima haverá de retribuir-lhe em saúde e amor tudo que fazes por Cachoeira, terra esta que adotou para viver e servir.
         Neste ano, a nossa ATC – Associação Tradicionalista e Cultural de Cachoeira homenageia personalidades importantes de nossa Terra que em muito dignificam o Movimento Tradicionalista.
         O jovem Taylor Bulsing de Oliveira, de 14 anos que é um Guri nascido no berço do Tradicionalismo, um artista desde piá que já foi premiado em diversos concursos, um dos mais proeminentes cantores Cachoeirense que atualmente é o 1º Guri da 5ª Região Tradicionalista.
         O tradicionalista Vorni Prestes, Presidente de Honra da Semana Farroupilha 2011, um gaúcho de quatro costados, que iniciou suas atividades no movimento como trovador no CTG José Bonifácio Gomes, é fundador da ATC e que por diversos anos foi Coordenador da 5ª Região Tradicionalista.
         O Sr. José Benemídio de Almeida, que mais uma vez é o Patrão de Honra da Semana Farroupilha, pessoa que tem uma atuação fortemente ligada ao campo, foi tropeiro, agricultor e hoje se dedica a criação de cavalos Crioulos, sendo o atual presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Cachoeira do Sul.
         E dentre estas homenagens tão especiais, está a da nossa prenda do Rio Grande, a Muriel Machado Lopes, que conquistou muitos títulos e neste ano conquistou o Título de 2º Prenda do Rio Grande do Sul, um dos títulos mais cobiçados e almejados de todas as prendas do nosso Pago. A nossa querida prenda Muriel, além de homenageada especial pela ATC na Semana Farroupilha, é a homenageada especial desta Sessão Solene do Poder Legislativo, através de indicação da entidade máxima dos Gaúchos Cachoeirenses, a ATC. Nome acolhido e aprovado por unanimidade dos Vereadores. Parabéns Muriel, você lutou e chegou lá, sinta-se muito orgulhosa porque você é Prenda do Rio Grande, Prenda de Cachoeira e Prenda do PL Delfino Carvalho.
         Quero prestar neste momento Sr. Presidente, prezados Colegas, uma homenagem muito especial aos Cavalarianos que integram a CAVALGADA DA INTEGRAÇÃO, que neste ano trotearam no lombo do cavalo 280 Km, desde cidade de Taquara, onde foi acessa a CHAMA CRIOULA OFICIAL DO MTG e a trouxeram até Cachoeira do Sul, em 8 dias de montaria, sob chuva, sol, frio e calor. A Cavalgada da Integração que no último dia 11 de setembro completou 20 anos de existência e mais uma vez cumpriu com seus propósitos e objetivos de cultivar e preservar esta tradição. No passado os Gaúchos cruzavam nossos campos empunhando armas e lanças, em conflitos e peleias, na luta por ideais da época e pelo Rio Grande. Feliz de nossos gaúchos e gaúchas de hoje, que rememoram aquelas cruzadas transportando a chama crioula, símbolo do amor e da Paz, e não mais peleando.
A Chama Crioula é o fogo que simboliza fertilidade, calor, claridade, ardor, paixão, hospitalidade e coragem. Simboliza, enfim, a Tradição Gaúcha. Representa o gaúcho idealizado no espírito heróico dos Farroupilhas, com os ideais de justiça e liberdade, visando à aproximação dos povos.

         Parabenizando a Coordenadora da Cavalgada da Integração, a Sra. Elisiane da Silva Vargas, primeira mulher a coordenar a Cavalgada da Integração parabenizo a todos os integrantes da cavalgada que mais uma vez fazem história e marcam presença nos nossos festejos Farroupilhas.
         Reporto-me ainda ao que julgo muito importante para este momento: A Carta de Princípios do MTG, que é o marco das diretrizes filosóficas do Tradicionalismo. É o documento máximo a nortear e a orientar as atividades do Movimento Tradicionalista Gaúcho, através das Regiões Tradicionalistas e suas entidades filiadas.
            A “Carta de Princípios” foi aprovada no VIII Congresso Tradicionalista, levado a efeito no período de 20 a 23 de julho de 1961, no CTG “O Fogão Gaúcho” em Taquara, e por este motivo, é que neste ano, em celebração aos 50 ANOS da Carta de Princípios que a Chama Crioula foi acessa naquela cidade, de onde partiu para todas as demais regiões do nosso Estado.
         Finalizando, desejo a todos uma boa Semana Farroupilha e um feliz Dia do Gaúcho, o 20 de setembro, reforçando o zelo pelo Artigo II da nossa Carta de Princípios que diz: 
II – Cultuar e difundir nossa História, nossa formação social, nosso folclore, enfim, nossa Tradição, como substância basilar da nacionalidade.
           
         Por derradeiro me despeço, invocando os versos da Canção PILARES, de Miro Saldanha que traz uma bela lição para reflexão:
“Pai, vim conhecer tua morada, me renovar na tua proteção
Vim seguindo os teus passos pela estrada
Com a alma no olhar, chapéu na mão
Meu sangue tem o sangue dos caudilhos
Meu mundo foi o lombo de um cavalo
Mas esse mundo novo é dos meus filhos
E sendo pai bem sabe do que falo
O homem por ser livre criou asas
E fez da liberdade uma prisão
Tá tudo errado pai, caiu a casa
Por isso eu vim te abrir meu coração.”

Viva a nossa querência. Viva o nosso Rio Grande do Sul.
         Esta é a homenagem deste vereador do PSDB e do vereador Cleber do DEM.

CACHOEIRA DO SUL, 13 Setembro de 2011.


Vereador Leandro Balardin,
Líder de Bancada do PSDB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário