domingo, 16 de setembro de 2012

Gaúcho orgulhe-se! Inicia a Semana Farroupilha 2012

Tradicionalismo de pai para filho: Balardin Pai e Leandro Balardin



O candidato a prefeito de Cachoeira do Sul Leandro Balardin é um admirador e disseminador da cultura gaúcha. A trajetória de Balardin é ligada ao tradicionalismo, com presença marcada em eventos, festivais, competições, tanto como participante, quanto produtor.

Ele acredita que participar das atividades tradicionalistas é importante para os jovens conhecerem e valorizarem a história do estado e afastarem-se das drogas.

Em pronunciamento na Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul, na Semana Farroupilha do ano passado, Balardin ressaltou o caráter lutador do gaúcho: “O Rio Grande fez guerras e revoluções. Levou seus homens à morte pela defesa de seu ideário. Por muito tempo, a cor de um lenço traduziu um compromisso de vida. Nos entreveros, por mais perigosos e com pouca possibilidade de vitória, as deserções eram uma exceção. A regra era morrer “peleando” pelo que se acreditava. Esta conduta leal e corajosa dos rio-grandenses serviu de paradigma para a formação dos partidos políticos e a prática partidária”.

O candidato continuou a sua fala pedindo que os habitantes de Cachoeira do Sul busquem unir-se e buscar mais representações políticas interessadas no bem do município. “A responsabilidade é de cada um, é de todos, conjuntamente, para a busca do equilíbrio, da paz social e satisfação das gerações futuras”, disse Balardin.

A homenagem foi encerrada com uma parabenização especial aos tradicionalistas e aos integrantes da Cavalgada da Integração, que carregam a chama crioula até Cachoeira do Sul todos os anos. Balardin ainda recitou os belos versos da canção “Meu Rio Grande do Sul”, do grupo Os Farrapos, que traduziram o momento:
Da serra ao litoral da fronteira ás missões
Venham ver o meu rio grande como é rico em tradições
Nosso pampa colorido, vejam nossos arrozais
As coxilhas verdejantes, o amarelo dos trigais
Venham ver nossos rodeios, ritor de laço e gineteada
Os gaúchos fanfarrãos que cantam até madrugada
Venham ver nossas tertúlias, o símbolo da tradição
Vem comer churrasco gordo, tomar canha e chimarrão
Venham ver nossos fandangos de ramada de galpão
Sempre tem uma cordeona, cantigas e violão
E o saradeio das chinas como é lindo de se ver
A prenda rodopeando nos braços do bem querer.
Este sol, terra, mar, céu azul
Isso é rio grande do sul
Este sol, terra, mar, céu azul
E meu rio grande do sul
“Viva a nossa querência. Viva o nosso Rio Grande do Sul” – Leandro Balardin.


Cachoeira do Sul, 16 de Setembro de 2012.

Assessoria de Campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário