terça-feira, 17 de janeiro de 2012

PARLAMENTAR QUESTIONA PROMESSA DO GOVERNO SOBRE AJUDA A 17ª FENARROZ 2012

INFORMATIVO ELETRÔNICO N.º 13/2012 – Cachoeira do Sul, 17 de Janeiro de 2012.
NOTÍCIAS


"As mentiras mais cruéis são frequentemente ditas
em silêncio." (Autor desconhecido)

PARLAMENTAR QUESTIONA PROMESSA DO GOVERNO SOBRE AJUDA A 17ª FENARROZ 2012

O Vereador Balardin (PSDB), através de pedido de informações, está cobrando a palavra do prefeito municipal que havia quando a eleição da nova Executiva da Feira Nacional do Arroz, declarado e prometido publicamente que por ser o último ano de seu governo, iria investir pesado na 17ª Fenarroz.
Em 12 de maio de 2011, o prefeito fez a seguinte declaração: “2012 é o último ano do meu governo e eu quero ajudar financeiramente a Fenarroz”...
Tudo que nós queremos é que a Fenarroz, que é o nosso maior evento, não seja objeto de demagogia política e receba o mesmo tratamento em todas as edições, independente de ser ou não, em período eleitoral.

Integra do Pedido de Informação:


ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
CÂMARA MUNICIPAL DE CACHOEIRA DO SUL
PALÁCIO LEGISLATIVO JOÃO NEVES DA FONTOURA

Considerando a informação dada pelo Sr. Prefeito no Jornal do Povo do dia 12 de maio de 2011 (cópia anexa), de que, por ser o último ano de seu mandato vai ajudar financeiramente a FENARROZ;

Considerando que os preparativos para a edição 2012, da nossa tradicional Feira Nacional do Arroz já iniciaram e até o presente momento o executivo não mostrou e nem divulgou qual o valor que vai investir na 17ª FENARROZ;
                                                       
                Vereador infra-escrito na forma regimental apresenta à seguinte:

PEDIDO DE INFORMAÇÕES Nº                DE 2011


              Que a Casa, após ouvir o Plenário, envie correspondência ao Executivo Municipal, solicitando informações que seguem:

1º. Qual o valor do auxílio financeiro pretendido pelo Executivo que será destinado para a 17ª FENARROZ?
2º.  De que forma este recurso será repassado?
3º.  Quando será repassado?


Plenário Edgar Müller, 12 de Dezembro de 2011.

Endereçamento:
Exmo. Sr.
SÉRGIO GHIGNATTI
DD. PREFEITO MUNICIPAL
PREFEITURA MUNICIPAL

CACHOEIRA DO SUL / Rio Grande do Sul


Vereador Leandro Balardin,

Bancada do PSDB.




JORNAL DO POVO, 12 DE MAIO DE 2011.

Notícias > Economia > EVENTOS por PATRÍCIA LOSS

Te mexe de uma vez, Fenarroz

Prefeito Ghignatti acionou o presidente da feira, mas deveria ser o contrário
Ghignatti e Razzera: prefeito quer saber da escolha do presidente da feira
Ghignatti e Razzera: prefeito quer saber da escolha do presidente da feira
A comissão de honra da Fenarroz deveria ser acionada pelo presidente da feira, Érico Razzera, para os preparativos da eleição do novo líder do evento, mas o pleito está em cima do laço e nenhum contato ainda foi feito. Angustiado com a falta de informações sobre a eleição - que de acordo com o estatuto da Fenarroz deve ocorrer um ano antes do evento -, o presidente da comissão de honra, o prefeito Sérgio Ghignatti, chamou Razzera para um encontro, que ocorrerá às 9h de hoje, na Prefeitura.
Além de cobrar a convocação da comissão de honra para tratar da escolha do presidente da Fenarroz 2012, evento agendado para o final do maio, Ghignatti quer a prestação de contas das últimas edições da feira. A contabilidade é escondida a sete chaves por Razzera, que se ampara em um item do estatuto que diz que a Fenarroz é uma sociedade civil e de direito privado. Mas no mesmo estatuto está escrito o que a feira sempre faz, a busca de recursos públicos para sua realização. “Se tem dinheiro do povo, o povo tem direito de saber onde o dinheiro foi aplicado”, entende o prefeito.
Ghignatti afirma que tem mais de um candidato para indicar à presidência da feira, mas que eles exigem a prestação de contas antes de se inscreverem. “2012 é o último ano do meu governo e eu quero ajudar financeiramente a Fenarroz. Não tenho ideia de como estão os caixas da feira e por isto a contabilidade é importante. A prestação de contas servirá como base do auxílio financeiro da Prefeitura à Fenarroz”, destaca o prefeito.
TRANQUILIDADE - Érico Razzera diz que está tranquilo e que a eleição de seu sucessor ocorrerá dentro do prazo previsto pelo estatuto. Ele não confirma, mas a informação dos bastidores da feira é de que o candidato da atual executiva é o vice-presidente geral, o empresário Luís Silva. Até agora nenhuma candidatura foi oficialmente lançada. Qualquer cidadão pode concorrer, mas para isto deve ficar atento aos prazos do edital da eleição, que quando for lançado será afixado apenas na secretaria da Fenarroz.
>> IMPORTANTE
Na eleição da Fenarroz é escolhido apenas o presidente e têm direito a voto somente os 21 integrantes da comissão de honra. O presidente eleito indica seus vice-presidentes e os coordenadores dos departamentos. A exceção é o vice-presidente de Pecuária, cargo que conforme o estatuto cabe ao Sindicato Rural decidir quem ocupará.
UMA PERGUNTA
O novo presidente da Fenarroz terá um ano para organizar a feira. O tempo é suficiente?
Não. Apenas um ano para organizar uma feira do porte da Fenarroz, a maior do setor orizícola das Américas, seria um passo para o fracasso. Mas o atual presidente tranquiliza: “Quem assumir a presidência da feira vai receber um evento já com formas. Termina uma Fenarroz e imediatamente inicia-se a preparação da outra”, garante Razzera. Apesar de garantir que a Fenarroz 2012 já está no forno, ele não revela o que está sendo feito pela atual executiva.
OUTRA PERGUNTA
Afinal, Luís Silva é ou não candidato a presidente da Fenarroz?
O atual presidente da Fenarroz, Érico Razzera, já teria confirmado ao prefeito Sérgio Ghignatti que Luís Silva é seu candidato, porém, nenhum deles confirma. Luís Silva desconversa: “Não é o momento de falar em candidatura. A Fenarroz ainda tem um presidente e a eleição ainda não começou”.
O OUTRO LADO - Érico Razzera não quis falar ontem sobre seu encontro informal com Ghignatti, quando o prefeito lhe informou que tem candidatos para indicar ao cargo de presidente da Fenarroz. As declarações de Razzera que constam nesta reportagem são de entrevista feita na terça-feira. Ontem ele limitou-se a informar que estava sem tempo para atender o JP. O prefeito tentou agendar a reunião com o presidente da Fenarroz para esta terça-feira, mas Razzera estava viajando e só retornaria no final da tarde. Por volta das 17h, na posse da promotora de Justiça Marcela Romera, Ghignatti se encontrou com Razzera e cobrou o encontro, que foi agendado para as 9h de hoje.
PARA SABER MAIS
A comissão de honra da Fenarroz
PRESIDENTE
> Prefeito - Sérgio Ghignatti
OUTROS MEMBROS
> Presidente da Câmara de Vereadores - José Vasconcelos
> Diretor do Fórum - Angelo Furian Pontes
> Coordenador das Promotorias do Ministério Público - João Ricardo Tavares
> Delegado regional de Polícia - João Goulart
> Presidente do Sindicato Rural - Paulo Schwab
> Presidente da União Central dos Rizicultores - Pinto Kochenborger
> Presidente da Cacisc - Cecília Chaves
> Presidentes dos clubes de Rotary - Laudemir Miranda (Cachoeira do Sul), João Roberto Hörbe (Zona Alta), Leônidas Doylle (Princesa do Jacuí) e Carmem Lúcia dos Santos (Integração)
> Presidentes dos Lions Clubes - Antônio Santana (Cachoeira do Sul) e Edson das Neves Júnior (Fandango)
> Presidente da Câmara de Diretores Lojistas - Marco Antônio Salomão
> Presidente da Associação dos Contabilistas - Iara Farias
> Presidente do Sindilojas - Felipe Trevisan
> Presidente da Associação das Cooperativas de Cachoeira do Sul - Benemídio Almeida
> Ex-presidentes das Diretorias Executivas da Fenarroz - Imo Pfüller, Nelson Schirmer e Armando Fagundes

Nenhum comentário:

Postar um comentário