terça-feira, 24 de abril de 2012

DEFENSORES PÚBLICOS: BALARDIN PEDE APOIO A OAB


INFORMATIVO ELETRÔNICO N.º 80/2012 – Cachoeira do Sul, 24 de Abril de 2012.
NOTÍCIAS



"Se queres a Paz, prepara-te para a guerra."
(Adaptado de Vegécio)



Ocupando a tribuna da Câmara no período do pequeno expediente da última segunda (23.04), o Vereador Leandro Balardin (PSDB) relatou a situação de cidadãos que não estão tendo acompanhamento de advogado ou defensor público nas audiências no Fórum local.

Relato sobre este descaso da justiça veio a tona no programa da Rádio Fandango AM, por pessoas que estão se sentindo prejudicadas e amedrontadas em audiências na comarca local.

É inadmissível e pedimos apoio a OAB Subseção de Cachoeira para intervir nesta situação que já não é um caso que acontece, são vários, pois “Todo cidadão tem direito a um advogado”, declarou o parlamentar.

A Câmara aprovou requerimento de autoria do Vereador a ser encaminhado ao representante da OAB local para que tome providências em relação ao caso.
Defensor - Quando o cidadão não puder pagar advogado, deve procurar a Defensoria Pública do Estado da Bahia - instituição independente que existe para garantir esse direito gratuitamente. A Defensoria oferece defesa e orientação jurídica aos necessitados, visando, com a promoção do exercício da cidadania, da democracia e dos direitos humanos, a inclusão social e o desenvolvimento humano.

O que faz a Defensoria
A Defensoria garante aos seus assistidos a representação perante a Justiça, por meio dos defensores públicos, que poderão, conforme o caso, propor ações, acionar acusados, fazer defesas, atuar junto às unidades prisionais e ao consumidor, dar orientações, fazer acordos, conciliações e termos de conduta, entre outras medidas.
A Defensoria pode prestar seus serviços de assistência jurídica às associações de bairro e organizações, desde que estas comprovem não terem condições de pagar as despesas do processo, propondo ações civis públicas.
Em que situações deve-se procurar a Defensoria?
Proteção ao meio ambiente, aos direitos fundamentais da pessoa humana e aos interesses individuais e coletivos.

O defensor público
Os defensores públicos são advogados selecionados em concurso público, no qual são avaliados através de provas de conhecimentos e de títulos. Possuem a importante função de defender os direitos dos cidadãos que não têm condições de pagar pelos serviços de um advogado. Por isso, os defensores públicos também são agentes políticos de transformação social, já que com o seu trabalho permitem que todos tenham os mesmos direitos perante a Justiça, contribuindo assim para a diminuição das desigualdades e para a criação de uma nova consciência coletiva de cidadania.

Quem pode procurar a Defensoria
Qualquer cidadão que não tem condições de pagar um advogado particular ou as custas judiciais (gastos necessários para o trâmite das ações na Justiça). Não há restrições para quem procura a Defensoria, mas é necessário comprovar que a renda que recebe não é suficiente para o pagamento de um advogado e as despesas de um processo.


Demais informações:
http://www.dpe.rs.gov.br/site/faq.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário