segunda-feira, 19 de março de 2012

DIRETOR TÉCNICO DO DETRAN-RS DIZ QUE ESTUDO TÉCNICO ESTÁ PRONTO E QUE CACHOEIRA PODE TER MAIS CFC

INFORMATIVO ELETRÔNICO N.º 50/2012 – Cachoeira do Sul, 19 de Março de 2012.
NOTÍCIAS


"Nenhum grande homem se queixa de falta de oportunidades."
 
(Ralph Waldo Emerson)
Diretor Técnico do Detran-RS, Ildo Mário com Vereador Leandro Balardin

Em audiência na capital do Estado com o Diretor Técnico do Detran-RS,  Sr. Ildo Mário Szinvelski, o vereador Leandro Balardin, apresentou um relatório da situação de Cachoeira do Sul acerca da necessidade urgente do credenciamento de mais Centro de Formação de Condutores.

De acordo com o Diretor Técnico do DETRAN-RS, o estudo técnico e geográfico está pronto e Cachoeira do Sul tem capacidade para mais CFCs. 

Esta ação agora depende da aprovação do Conselho de Administração e em breve será aberto o edital, afirmou o Diretor, colocando seu e-mail a disposição da Comunidade e da imprensa para possíveis questionamentos: dt@detran.rs.gov.br

Balardin comemorou os avanços nas tratativas, pois desde 2005 o Vereador cobra a abertura de mais CFC na cidade.
         
PRINCIPAIS RELATOS:

                Cachoeira do Sul, cidade com uma frota em circulação superior a 34 mil veículos, enfrenta a muitos anos, graves problemas e dificuldades com a existência de apenas 1 (um) Centro de Formação de Condutores.
                Não se trata da qualidade do serviço atual prestado, mas sim, pelo descaso que a cidade, com seus mais de 88 mil habitantes se submetem para obterem habilitação e renovação de CNH, fazer exames, provas e cursos nas longas filas que são obrigados a aguardam.
                A frota de veículos aumentou nestes últimos anos em mais de 10 mil veículos, e pasme, continuamos há 10 anos, com apenas um CFC.
                Anteriormente, chegamos a ter 4 (quatro) Centro de Formação de Condutores, que foram fechados por “supostas irregularidades”, alguns brigaram ou ainda brigam na justiça.
                No entanto Senhor Diretor, formalizamos através desta minuta, em nome da Sociedade, nosso clamor e apelo, para que esta situação seja solucionada com a máxima brevidade. Chegamos a um caos total, ao limite de indignação.
                A revolta das pessoas, desde as mais humildes aos profissionais e trabalhadores que dependem da habilitação para sustento, é grande, ninguém mais suporta esta passividade.
                Outros se obrigam a fazer provas e cursos em outras cidades vizinhas, o que é um absurdo extremo. A continuidade de um CFC somente, tento muito trabalho e agenda de exames que ultrapassam meses para serem realizados, não pode ter guarida em uma instituição séria e organizada como o Detran-RS.
                Os cidadãos de nossa Terra necessitam de serviços, mais ágil e mais breve.
                Outro descaso é sobre os cursos para carteira de ônibus coletivos, rodoviários e escolar, bem como de carga perigosa, pois os Cachoeirenses estão tendo que viajar para Rio Pardo, Santa Cruz do Sul e até Santa Maria para conseguirem tirar a carteira ou renovar a habilitação.

PLEITO:
                 O DETRAN-RS precisa ter sensibilidade e atender o pleito da comunidade, que almeja a abertura de procedimentos legais para liberação de no mínimo, mais dois CFCs. A concorrência é justa e a liberdade dos cidadãos em terem opções, é uma forma salutar de estimular também o melhor atendimento, principalmente acabar com a espera dos motoristas que chegam a aguardar mais de 120 dias para o agendamento de cursos e poderem fazer as provas.

Foto: Cristiano Lima

Um comentário:

  1. veriador,oportuna a sua colocação,enquanto isso em outras cidades do rs tem cinco ou mais cfc, funcionando.
    a lei 12.302 de agosto 2010 estabelece que o instrutor de trânsito que e responsavel pela formação do candidato, porque os instrutores não podem ter os veiculos de aprendizagem em seu nome, pois são eles responsaveis pela segurança do candidato? alguém surrupiou este direito.

    ResponderExcluir